Textos Originais

Guiões para cena.

Todos os textos que encontra aqui são disponibilizados ao abrigo duma licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 2.5  e 3.0 Portugal.
Por favor descarregue, partilhe, utilize e transforme para fins não comerciais. Mas credite o original e partilhe as obras derivadas do mesmo modo.

Diziam que do outro lado havia um caminho que cortava o tempo da demanda em dois

Texto da peça "Diziam que do outro lado havia um caminho que cortava o tempo da demanda em dois" de 2020, um espetáculo sobre confronto e superação, inspirado por três demandas pessoais levadas a cabo ao longo de um ano pelos seus criadores.

O texto em versão impressa está disponível em publicação da editora Companhia das Ilhas.

Edição em português.

"Diziam que do outro lado..." de Ana Vitorino, Carlos Costa e João Martins está publicado ao abrigo de uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Por favor utilize, partilhe e transforme para fins não comerciais. Mas credite sempre o original e partilhe as obras derivadas do mesmo modo.

Little B

Texto da peça homónima de 2019, que parte da vida e biografia profissional de Mário Moutinho para refletir sobre a pluralidade de vidas que uma vida pode conter, sobre os atalhos, imprecisões e armadilhas das memórias, sobre os projetos não concretizados, onde todos nos reconhecemos.

O texto em versão impressa está disponível em publicação da editora Companhia das Ilhas.

Edição em português.

"Little B" de Ana Vitorino, Carlos Costa, Mário Moutinho e Sara Barros Leitão está publicado ao abrigo de uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Por favor utilize, partilhe e transforme para fins não comerciais. Mas credite sempre o original e partilhe as obras derivadas do mesmo modo.

Sie sagten, auf der anderen Seite gäbe es einen Weg, der die Zeit der Suche in zwei Hälften teilt

Versão alemã do texto original da peça "Diziam que do outro lado havia um caminho que cortava o tempo da demanda em dois" de 2020, um espetáculo sobre confronto e superação, inspirado por três demandas pessoais levadas a cabo ao longo de um ano pelos seus criadores.

A presente tradução, de Catharina Gadelha e Karen Bentfeld, foi desenvolvida no âmbito da apresentação do espetáculo em St. Vith/Bélgica, no Festival Internacional TheaterFest dos AGORA Theater, em abril de 2022.

O texto original em português está disponível em publicação da editora Companhia das Ilhas.

 

"Sie sagten, auf der anderen Seite... " de Ana Vitorino, Carlos Costa e João Martins está publicado ao abrigo de uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Por favor utilize, partilhe e transforme para fins não comerciais. Mas credite sempre o original e partilhe as obras derivadas do mesmo modo.

Versão Beta

Texto da peça homónima de 2021, na qual o autor se lança numa exploração eminentemente autobiográfica em torno das tensões entre passado, presente e futuro, a partir da teia de relações entre uma K7 beta de 1984, a leitura de uma obra iniciada em 1995 e um espetáculo em preparação desde 2008 e com estreia agendada para 2038.

Edição em português.

"Versão Beta" de Carlos Costa está publicado ao abrigo de uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Por favor utilize, partilhe e transforme para fins não comerciais. Mas credite sempre o original e partilhe as obras derivadas do mesmo modo.

trans/missão

Guião da peça homónima de 2015. Um músico e um dramaturgo entram em rota de colisão quando tentam colaborar na criação de uma ópera revolucionária!

Edição trilingue: original português, versão inglesa e versão francesa.

 

"trans/missão" de Ana Vitorino, Carlos Costa e João Martins está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Descarregue, partilhe, utilize e transforme. Mas exclusivamente para fins não comerciais e creditando sempre as autorias originais. E volte a partilhar eventuais obras derivadas deste mesmo modo.

Biodegradáveis [Guião]

Guião da peça homónima de 2014. Uma reflexão sobre os limites da Biologia Humana e o modo como lidamos com a nossa finitude.

Em 2016 "Biodegradáveis" foi editado em conjunto com "Ficheiros Secretos" pelo Centro de Dramaturgia Contemporânea da Universidade de Coimbra.

 

"Biodegradáveis" de Ana Vitorino e Carlos Costa está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Descarregue, partilhe, utilize e transforme. Mas exclusivamente para fins não comerciais e creditando sempre as autorias originais. E volte a partilhar eventuais obras derivadas deste mesmo modo.

Ficheiros Secretos [Guião]

Guião da peça homónima de 2013. Uma reflexão sobre a privacidade e a obsessiva recolha de informação que caracteriza a espionagem moderna.

Claramente "inspirado em eventos reais", o guião de "Ficheiros Secretos" está constantemente sujeito a atualizações e adaptações, acompanhando os desenvolvimentos relativos às figuras e acontecimentos que nele se referem. A versão que aqui se publica é a versão original aquando da estreia, em novembro de 2013. 

 

"Ficheiros Secretos" de Ana Vitorino e Carlos Costa está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Descarregue, partilhe, utilize e transforme. Mas exclusivamente para fins não comerciais e creditando sempre as autorias originais. E volte a partilhar eventuais obras derivadas deste mesmo modo.

Nióbio [Guião]

Guião da peça homónima de 2012. Mais do que um espetáculo, é uma verdadeira nação!

Este guião foi editado como parte do nosso livro "Caderno IV", que pode ser adquirido através da livraria online da EUEDITO.

"Nióbio" de Ana Vitorino e Carlos Costa está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Descarregue, partilhe, utilize e transforme. Mas exclusivamente para fins não comerciais e creditando sempre as autorias originais. E volte a partilhar eventuais obras derivadas deste mesmo modo.

Monstros de Vidro [Guião]

Guião da peça homónima de 2011. Um espectáculo sobre os monstros que as comunidades criam para expiar a sua culpa.

Este guião foi editado como parte do nosso livro "Caderno IV", que pode ser adquirido através da livraria online da EUEDITO.

"Monstros de Vidro" de Ana Vitorino e Carlos Costa está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Portugal License. Descarregue, partilhe, utilize e transforme. Mas exclusivamente para fins não comerciais e creditando sempre as autorias originais. E volte a partilhar eventuais obras derivadas deste mesmo modo.

Os Ossos de que é Feita a Pedra [Guião]

Guião do audiowalk homónimo, de 2009. Realizado em Santiago de Compostela, Espanha.Disponíveis versões em galego e inglês.

 

"Os Ossos de que é Feita a Pedra" (versão em galego), de Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Portugal License.

"Os Ossos de que é Feita a Pedra" (versão em inglês), de Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira está publicado ao abrigo duma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Portugal License.

Descarregue, partilhe, utilize e transforme. Mas exclusivamente para fins não comerciais e creditando sempre as autorias originais. E volte a partilhar eventuais obras derivadas deste mesmo modo.