O Inimigo
O Inimigo
“Eu proponho uma revolução contra a mentira de que a maioria tem o monopólio da verdade. Quais são as verdades que a maioria normalmente apoia? São verdades tão antigas que já começam a ruir. E se uma verdade é assim tão antiga está no bom caminho para se tornar uma mentira, meus senhores.”
Em 2003 lançámo-nos com unhas e dentes ao “Inimigo do Povo”, prontos para descobrir o que é que de tão relevante, actual e provocante permanecia neste texto do fim do séc. XIX e, sobretudo, como é que poderíamos partir dele para criar o nosso “Inimigo”. Tentámos olhar para a obra de Ibsen como se a estivéssemos a ler pela primeira vez. E foi então que o encontrámos. Um pouco dissimulado pela imagem que anteriores montagens da peça e comentários ao trabalho de Ibsen nos foram dando, ali estava o inimigo de que queríamos falar.
Sinopse
Uma pequena cidade vê a sua vida económica florescer quando decide investir na construção de uma estância termal. Mas o espírito harmonioso e optimista que une os seus cidadãos é subitamente abalado quando o médico oficial das Termas faz uma inesperada descoberta: a água está poluída e é uma verdadeira fonte de doenças. Forçados a optar entre o encerramento do próspero negócio termal e a defesa da saúde pública, os diferentes grupos de interesse começam a posicionar-se num jogo de influências e manipulações, onde a verdade e a ética parecem ser secundárias.
Estatísticas
O Inimigo estreou a de 2004 na Casa das Artes de Famalicão. Para além de Famalicão esteve também no Porto num total de 13 apresentações.
Ficha Artística
direcção e dramaturgiaAna Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira (a partir da tradução inglesa de R. Farquharson Sharp)
cenografia, adereços e figurinos Paulo Soares
desenho de luz José Carlos Coelho
banda sonora original e sonoplastia João Pedro Martins
interpretação Ana Azevedo, Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira
design gráfico Vítor Azevedo
coordenação de montagem e operação de luz Luís Ribeiro
confecção de figurinos Branca Elísio
produção executiva Marina Freitas
produção Visões Úteis