Aldear - Primeiro Encontro Comunitário em Vila Cova
Aldear - Primeiro Encontro Comunitário em Vila Cova
Este sábado, dia 5, enquanto decorre no Porto o primeiro encontro de “Demo Cimeira”, acontece também em Vila Cova (Penafiel) o primeiro momento público do “Aldear”, projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e em que participamos.
Este primeiro encontro terá três vertentes: um percurso artístico concebido por Ana Bento, uma criação comunitária dirigida pelos Discos de Platão e um centro cívico que o Visões Úteis dinamiza.
Com o território e a comunidade local no centro das intervenções, a equipa do Visões Úteis, com direção de João Martins e a que se juntou o fotógrafo Adriano Miranda e a jornalista Carla Carvalho, procurou identificar as oportunidades de encontro e os temas e dispositivos capazes de colocar em campo os pontos de vista locais. No ambiente paradoxal desta promoção do encontro e da partilha no atual contexto de restrições sanitárias, convidamos todos para o Parque de Lazer António Ribeiro, onde um percurso expositivo recorda caminhadas do passado e estimula as do futuro e os petiscos locais e o vinho verde local dinamizam a conversa à volta de histórias, memórias, projetos e vontades.
O próximo encontro cívico que dinamizaremos terá lugar no Freixo (Marco de Canavezes) no início de julho.