REENACT NOW #2 - A Ilha dos Escravos: A equipa
REENACT NOW #2 - A Ilha dos Escravos: A equipa

Em março estaremos divididos entre o Porto e Coimbra, onde decorrem ensaios para a segunda edição de REENACT NOW. Depois de em 2023 termos arrancado um espetáculo de 1980 ao arquivo do FITEI, este ano pretendemos arrancar outro ao arquivo do TEUC, desta vez de 1969: A Ilha dos Escravos. E há mais de um ano que decorre esta aventura, guiada por relatos, uma peça curta no Arquivo da RTP e guiões… de luz, do ponto, etc, descobertos no arquivo do Teatro dos estudantes da universidade de Coimbra.
Estamos então a falar de uma atividade da nossa linha de Investigação, desta feita em coproduçao com o Teatro Académico de Gil Vicente e com o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas, da Universidade de Coimbra, e em parceria com o TEUC, claro. Uma atividade filiada nos “Estudos da Reconstituição”, campo em que se acredita poder conhecer melhor, tentando fazer outra vez…. mesmo que se saiba ser impossível fazer outra vez; e que também não se deixa de relacionar com o nosso empenho no arquivo das artes performativas, não só o nosso mas todos.
A Joana Ferrajão, que dirige esta atividade - já a conhecem do último Fogo de Campo e do Grande Museu da Consciência de Elon Musk - decidiu carregar este trabalho de afetos, jurando que só assim o mesmo tem sentido. Vamos por isso ter uma equipa maravilhosa e jovem, jovem e maravilhosa, empenhada em conhecer o seu passado para melhor construir o futuro. E para não ficarmos só pelas boas intenções, a Joana agregou artistas que passaram pelos grupos de teatro universitário e pelo curso de Estudos Artísticos da FLUC: na cenografia o Diogo Barbosa e nos figurinos a Lavinia Zuccalà, no Desenho de Luz o Nuno vasco e na Banda Sonora do Nuno Pompeu; e na interpretação a Mariana Banaco, Maria Rui Cunha e Zé Ribeiro; e não satisfeita, a Joana, que também assina a dramaturgia, ainda lhes vai juntar mais alguns estudantes da Universidade, ainda em formação.
Lindo, não?, uma universidade que tem um teatro e um curso de artes e um laboratório de artes e investigação; e uma associação de estudantes que tem grupos de teatro, e tanto mais além disso. Um passado e um futuro que se vão cruzar no próximo Dia Mundial do Teatro, 27 de março, 21.30h. Marquem na agenda.