ZHA! - Evento final
ZHA! - Evento final
![cartaz](/sites/default/files/noticias/cartaz_evento_final_facebook.jpg)
Ao longo de 28 meses, o projeto ZHA! desenvolveu na cidade do Porto, com as comunidades ciganas da freguesia de Campanhã, um trabalho de participação e co-criação assente no seu património artístico e cultural. Dinamizou espaços de criação comunitários e desenvolveu atividades artísticas e formativas, incluindo oficinas, um disco e três videoclipes, um espetáculo, e agora um documentário, com o objetivo de promover as tradições, o empoderamento e a mais justa e digna inclusão das comunidades ciganas, com vista à inscrição do seu legado artístico e patrimonial na programação cultural da cidade de que todos fazemos parte.
Depois da Listening Party ZHA! É a nossa vez!, o Batalha volta a receber o Visões Úteis e toda a comunidade ZHA! para um encontro que marca o encerramento deste projeto, mas pretende abrir portas ao início de uma nova fase.
Como foi ZHA? O que se sentiu? O que mudou? E o que se pode construir a partir daqui? Como será? São as perguntas que podem levar a um caminho construído a partir de um lugar intensamente partilhado.
Com a exibição do documentário ZHA!, de Vasco Mendes, e através de conversas com educadores, artistas, participantes, comunidade e instituições públicas e privadas, este encontro pretende não só avaliar o impacto e refletir sobre o projeto, mas imaginar o (seu) futuro e consciencializar para a disseminação de boas práticas no que toca a interculturalidade, migrantes e minorias étnicas.
ZHA! é um projeto PARTIS & Art for Change financiado pelas fundações Calouste Gulbenkian e “la Caixa”. Tem como promotor o Visões Úteis e conta com os parceiros: Ágora, Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e António Nobre, ACM/AIMA, ARDA Recorders, Equipa de Rua Oriental da Norte Vida, Fios e Desafios, União Romani Portuguesa e Associação “Os Viquingues”, Fundação Salesianos, Junta de Freguesia de Campanhã, REDES CLDS4G/APPC e Sinergi@s-E9G/ARRIMO. O Visões Úteis é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.