Novos Percursos em Campanhã 2022
Novos Percursos em Campanhã 2022
Como coletivo de artistas, educadores e ativistas, o Visões Úteis está afetiva, geográfica e politicamente empenhado com a freguesia de Campanhã, e deseja desempenhar um papel determinante como "bridge-maker" na sua comunidade local. Concebemos a iniciativa “Novos percursos para Campanhã” como forma de implementar estratégias para uma transição justa, igualitária e inclusiva, no sentido de um acesso efetivo das comunidades jovens às oportunidades na (sua)educação artística.
Deste modo, esperamos provar que as histórias de vida podem ser escritas de forma diferente, em contra-corrente, e inspirar cada vez mais jovens estudantes a arriscar esta profissão, tendo ao mesmo tempo um círculo de educadores e instituições locais para os apoiar na sua procura de formação académica especializada.
O Visões Úteis pretende reunir não só participantes jovens (alunos da freguesia), mas também participantes adultos, um conjunto de pessoas que podem ser agentes de mudança e incentivo para estes jovens: os seus professores, artistas locais, grupos sociais e associações, ou seja, os adultos que gravitam em torno das suas vidas e que podem ter um impacto positivo nas suas decisões. Esperamos ainda que a participação de adultos e das suas instituições neste empreendimento conjunto de formação venha a gerar uma consciência partilhada sobre o valor da cooperação entre parceiros artísticos, sociais e educacionais como meio de capacitação que beneficiará todas as partes envolvidas.
Ao envolver ativamente escolas e professores no processo de formação, informando-os sobre a diversidade das profissões das Artes do Espetáculo (das quais o VU é um exemplo de proximidade), e ainda através da divulgação de estratégias e oportunidades de educação artística, pretendemos iniciar uma mudança dentro da própria escola. Queremos influenciar positivamente os agentes educativos para um discurso que valorize a profissionalização artística, tornando-os assim agentes de mudança dentro da sua instituição - para que a escola possa ser um lugar de inspiração que abra estes novos caminhos, novos percursos académicos para os seus alunos, e lhes possa dar o apoio e o encorajamento de que necessitam na realização do que podem vir a ser viagens extraordinárias nas artes.
Tendo em vista a possibilidade de potenciar novos percursos de formação artística especializada, prevemos quatro workshops envolvendo artistas (Ana Luísa Azevedo, João Nunes Monteiro e Mário Moutinho), professores e alunos. "Novos Percursos para Campanhã" tem o apoio do IETM - International Network for Contemporary Performing Arts, através do projeto Local Journeys for Change: Training and grant for local action, que visa capacitar as estruturas de produção artística no sentido de representarem uma mudança positiva no seu contexto local ou campo de decisão política.
´