Criações

O Resto do Mundo

2007
63503204d18160dd6a733e989b70c404.jpg

“Subir aquele rio era como viajar até aos primórdios do mundo. Um rio deserto, um enorme silêncio, uma floresta impenetrável. Nenhuma alegria no brilho do sol.”

O Resto do Mundo é a segunda produção do projecto “A Caminho do Resto do Mundo”, uma reflexão sobre o nosso tempo e lugar a partir da escrita de Joseph Conrad.

Inspirados por “Heart of Darkness”, um texto que é sobretudo conhecido pela adaptação ao cinema de Francis Ford Coppola - Apocalypse Now -, criamos um espectáculo num táxi perdido no Azevedo, o Porto para lá da circunvalação, a cidade onde não se vai.

O Resto do Mundo é um espectáculo de teatro in itinere, que dá continuidade aos audio-walks criados pelo Visões Úteis, bem como a uma reflexão – sobre a paisagem urbana – que atravessou todo o século XX - desde Dadaístas e Surrealistas, passando pelos Situacionistas e pela Land Art.

Estreou a 25 de Maio de 2007 no FITEI.

Sinopse

Marlow relata a sua viagem, rio acima, na direcção do mais remoto dos entrepostos comerciais. À medida que sobe o rio confronta-se, de forma violenta, não só com as trevas que pressente para lá das margens mas sobretudo com aquelas que vai cartografando no coração dos homens.

Evocando a recordação de Marlow, um taxista erra pela cidade ao encontro das suas trevas.

Ficha Artística

O Resto do Mundo a partir de “Heart of Darkness” de Joseph Conrad

dramaturgia e direcção Ana Vitorino, Carlos Costa e Catarina Martins

pesquisa e documentação geográfica João Martins e Nuno Casimiro

colaboração na dramaturgia Nuno Casimiro

banda sonora original e sonoplastia João Martins

interpretação Carlos Costa e Pedro Carreira

direcção técnicaentropiadesign

vídeo e documentário Pedro Maia

projecto fotográfico Paulo Pimenta

produção executiva Marina Freitas e Cristiana Morais