Notícias

“Oficinas Criativas” para Crianças e Jovens com Perturbações do Espectro do Autismo

Oficinas Criativas

Depois da suspensão forçada pela pandemia o ano passado, as nossas Oficinas Criativas para Crianças e Jovens com Perturbações do Espectro do Autismo regressam este mês!

Nestas Oficinas, que levamos a cabo em parceria com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA – Norte), juntamos exercícios das artes performativas e das artes visuais para explorar estratégias de superação de alguns dos desafios que estas perturbações originam, nomeadamente ao nível da expressão, socialização e trabalho em grupo.

Depois de uma experiência-piloto com a Vencer Autismo em 2015, esta nova edição das Oficinas arrancou em fevereiro de 2020, mas foi interrompida na sequência do primeiro confinamento. Agora, entre 17 de setembro e 17 de dezembro, voltam a reunir-se o grupo de jovens que integram os Grupos de Autonomia e Socialização em Contexto (GASC) da APPDA e o grupo de Pares - formandos adultos não autistas que participam nas Oficinas numa relação de parceria um-a-um com os formandos autistas.

As Oficinas são orientadas pelas formadoras Ana Azevedo (teatro) e Inês de Carvalho (artes visuais), com o apoio dos técnicos da APPDA-Norte e, através de uma parceria com o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), serão acompanhadas pelo investigador e encenador Eduardo Silva, com o intuito de contribuir para a validação científica do impacto da iniciativa.