Notícias
O Vento já sopra!

O VENTO é a nova criação do Visões Úteis e marca também uma nova experiência de trabalho: desta vez o espectáculo é dirigido por uma colaboradora do Visões, a cenógrafa e figurinista Inês de Carvalho, e nasce da sua anterior experiência com o projecto “As histórias de Amélia (criações sobre a abundância)”
O VENTO é um evento espectáculo que deseja tocar diferentes idades, culturas, passados e presentes. É um projecto que almeja a formação de públicos heterogéneos, públicos dinâmicos, através da articulação entre um espaço de oficina (dirigida pelos intérpretes) que antecede um espectáculo aberto à participação. Os participantes são chamados a tomar decisões que definem uma direcção e um desfecho para a história.
O VENTO será construído ao longo de um processo de experimentação e recolha de materiais em que participará toda a equipa de criativos do espectáculo. Este processo iniciou-se na primeira semana de Novembro com uma viagem a Castilla-La-Mancha, em busca dos moinhos e paisagens de Quixote, e continua com uma residência artística na freguesia da Afurada (Vila Nova de Gaia) de 8 a 19 de Novembro. Aqui vamos trabalhar com populações escolares e comunidades para recolher imagens, vídeos, histórias, músicas, enfim, as sementes do espectáculo.
A estreia oficial de O VENTO está agendada para Janeiro de 2011, mas já em Dezembro próximo faremos uma “experiência piloto” na Afurada, contando com a participação das crianças com quem trabalharemos.
Mais notícias em breve!