Notícias
30 anos de "Subterrâneo"

Para lembrar esses tempos – precários, improvisados, cheios de doenças e acidentes; acidentes mesmo, facas espetadas, sangue, urgências do Hospital de Santo António – para lembrar esses tempos, a equipa volta a encontrar-se precisamente 30 anos depois, a 8 de setembro de 2025, uma segunda-feira, pelas 18.30h.
Onde? No Pipa Velha, claro, acolhidos pelo Eurico, porque nos anos 90 era no Pipa que tudo começava e acabava, como ainda testemunha uma imaculada e sagrada parede revestida de cartazes. É logo acima do Teatro Carlos Alberto, se não conhecerem perguntem, porque toda a gente sabe onde é.
A ideia desta ativação do nosso arquivo é do José Alberto Pinto, que na altura documentou o espetáculo; esse registo – transcrito a partir do VHS original – ficará entretanto disponível no nosso canal vimeo.
Quanto ao mais será tudo muito improvisado – para cumprir o estilo 90s, claro – entre um ou outro tema do espetáculo que o Alberto Lopes recupere, umas fotografias que o João Paulo Lima encontrou em casa da família e, quem sabe, mais alguns registos do processo que o Zé Alberto diz ter encontrado no seu arquivo pessoal.
Mas o principal vai ser mesmo estarmos juntos, 30 anos depois. Apareçam e tomamos um copo.
Imagem: a partir do registo de José Alberto Pinto