Escola Mundo
Escola Mundo

ESCOLA MUNDO - programa artístico e educativo intercultural, é o piloto de 6 meses, viabilizado para incubação no âmbito da 2.ª Edição do Laboratório de Inovação Social do CIS Porto, implementado pelo Visões Úteis na freguesia de Campanhã como resposta a um dos problemas sociais identificados pela Câmara Municipal do Porto na cidade - a “desinserção social e simbólica dos migrantes e minorias étnicas”.
Com atuação em duas Escolas Básicas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto – a EB1 Cerco e a EB1 Lagarteiro, localizadas respectivamente nos bairros do Cerco e do Lagarteiro, Escola Mundo apresenta um formato alternativo e inovador com vista a reduzir a elevada taxa de absentismo escolar que aí se verifica. O fator diferenciador deste projeto reside na proposta da efetiva inclusão no currículo escolar e em tempo letivo da identidade cultural, artística e patrimonial das comunidades presentes, nomeadamente através de: sessões artísticas (cante, guitarra, baile e visualidades), eventos interculturais abertos a toda a comunidade; acompanhamento pessoal e social das crianças e suas famílias; e formação em diálogo intercultural para os agentes educativos.
O programa Escola Mundo decorre da presença em continuidade do Visões Úteis no território, com o qual mantém um compromisso de responsabilidade social, que se manifesta em projetos artísticos, educativos e sociais como, por exemplo, o ZHA!, dando assim também continuidade às relações assentes na escuta, no envolvimento e na co-construção de possibilidades junto das comunidades ciganas, com o apoio de uma importante rede de parceiros sociais, culturais e educativos.
Na criação e implementação deste piloto, o Visões Úteis conta com a coordenação pedagógica de Inês de Carvalho e a coordenação social de André Sousa, e uma equipa diversa e multidisciplinar: alunos/as, artistas, professores/as, mediadores locais e educadores sociais que, por meio de processos colaborativos e envolvendo toda a comunidade escolar, procuram a transformação social a partir da Escola – para que esta seja efetivamente um espaço comum, de coconstrução, proximidade e pertença, mantido e nutrido por todos/as, todos os dias, dentro e fora, nas salas, nos recreios, nos espaços exteriores, e para lá dos portões também.
A Escola Mundo tem como grande objetivo fundador o aproximar escola e comunidade, em franco diálogo intercultural, convocando as identidades e vivências das comunidades presentes. Para que a Escola seja Mundo!
equipa:
direção pedagógica: Inês de Carvalho / coordenação social: André Sousa / avaliação de impacto: Rita Soeiro / artistas: José “El Pájaro” Ausina, Fernanda de Córdoba, Francisca Durão / professores titulares participantes: Prof. Carlos Martins, Prof.ª Sofia Raro / professoras coordenadoras: Prof.ª Ana Lusitano, Prof.ª Plautília Miranda / crianças participantes: grupo do 2º ano da EB1 Cerco, grupo do 3ª ano EB1 Lagarteiro / comunidade educativa do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto (EEs, pais e famílias, equipa técnica do GIS - Gabinete de Intervenção Social, pessoal docente e não docente) / mediadores locais
parceiros: CIS Porto CMP / Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto / projetos educativos, sociais e culturais locais