Novos Percursos para Campanhã 2024
Novos Percursos para Campanhã 2024

Desde 2022, o Visões Úteis apresenta às comunidades educativas da freguesia de Campanhã um conjunto de iniciativas diferenciadas que se inscrevem na sua linha de formação e desenvolvimento de território e que pretendem estabelecer pontes entre instituições artísticas e educativas/sociais no sentido do reconhecimento do potencial das artes performativas como uma opção viável de formação pessoal e/ou percurso académico. Acreditamos no poder transformador das artes e na sua propensão para desencadear o empoderamento das comunidades vulneráveis, especialmente as gerações jovens. Ao longo dos anos, comprometemo-nos a explorar formas de chegar a estas comunidades e a partilhar o nosso trabalho, que engloba uma série de atividades profissionais que ainda representam uma realidade que muitos consideram inacessível ou simplesmente desconhecida.
Em 2024, NPPC enquadrou duas ações especialmente dirigidas a duas instituições de cariz social da nossa freguesia – o Centro Juvenil de Campanhã e a Casa do Vale, casas de acolhimento para jovens em situação de risco e nossas parceiras de continuidade no território. Na edição anterior NPPC (2023), recebemos, no âmbito desta iniciativa, jovens residentes oriundos de ambas as casas. Dos vários momentos deste encontro formativo resultou uma apresentação final, um evento de partilha e celebração que reuniu no espaço MIRA – Artes Performativas, a equipa do VU, as equipas das Casas de Acolhimento e as famílias dos jovens, ficando manifestamente expressa a vontade e a expectativa por parte dos jovens, famílias e equipas técnicas de continuidade na formação, em alguns casos tendo mesmo em vista a possibilidade de uma futura candidatura a um curso profissional de especialização artística.
Decidimos, por isso, manter o formato e disponibilizar a continuidade desta formação em 2024, durante os meses de fevereiro e março, garantindo, para estes jovens da freguesia, a oportunidade de desenvolver, no seu percurso, experiências de educação não-formal significativas, integradas nas dinâmicas e práticas artísticas da sua freguesia. O Curso Intensivo de Técnicas de Improvisação, orientado pela Ana Azevedo, ao qual se juntaram ainda jovens do projeto Sinergi@s-Eg9, teve a sua apresentação - uma aula aberta para as famílias e comunidade educativa - no dia 16 de março, na sala de ensaios do Visões Úteis. Complementarmente, realizou-se no dia 11 de março a visita do Vicente Gil, jovem ator português, aos espaços das respectivas instituições parceiras, para uma entusiasta conversa com os jovens sobre a profissão de criador e intérprete para teatro, cinema e televisão.
Para além destas duas ações (Curso Intensivo de Técnicas de Improvisação e Visita-Conversa), o VU disponibiliza ainda apoio, com o formato de mentoria para acesso a cursos de teatro no ensino profissional ou superior, a jovens interessados em concorrer ao ensino artístico especializado nas escolas do Porto (BT, ACE, ESMAE, ESAP).
As ações integradas NPPC pretendem contribuir para provar que as histórias de vida podem ser escritas de forma diferente, em contracorrente, e que é possível inspirar cada vez mais jovens estudantes a arriscar esta profissão, tendo ao mesmo tempo um círculo de educadores e instituições locais para os apoiar na sua procura de formação académica especializada.