Fogo de Campo #2 - 2023/2024
Fogo de Campo #2 - 2023/2024

No ano letivo passado, o VU desenvolveu a primeira edição de uma atividade intitulada FOGO DE CAMPO. Trata-se de um projeto de transferência de conhecimento da academia e do setor profissional para as escolas de artes. A ideia básica é simples e passa por garantir que o conhecimento construído atinge a geração para a qual pode fazer a diferença.
A primeira edição teve como parceira a Escola Profissional da Jobra, que recebeu o João Nunes Monteiro, o Victor Hugo Pontes e o Rogério Nuno Costa, por entre questões associadas ao ensino e acesso à profissão. A coordenação da atividade foi da Carlota Castro, mestre em Estudos Artísticos pela FLUC e (na altura) assessora da Direção Artística do VU.
A segunda edição acontece já neste ano letivo em curso (2023/24), tendo como coprodutores o Teatro Académico de Gil Vicente e o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra.
A coordenação da atividade pertence a Joana Ferrajão, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em Estudos Artísticos; curso a que particularmente se dirige esta atividade. Em 2022, a Joana colaborou, como intérprete, numa criação do VU, e entretanto tem desenvolvido atividade como programadora, dramaturga, encenadora e atriz, sendo Artista Convidada do VU, em 2024 e 2025.
Desta vez os convidados são Amarílis Felizes (14 de março, 16.30, Real República Rapó-Taxó), José Maria Vieira Mendes (4 de abril, 16.30h, Teatro Académico de Gil Vicente) e Mónica Guerreiro (3 de maio, 17h, Colégio de São Jerónimo).
E porque nesta primavera se cumprem os 50 anos de Abril, pareceu-nos bem acrescentar mais uma camada a esta fogueira, fazendo regressar uma dupla inesquecível da história do VU: o músico e o dramaturgo que tentam estrear uma ópera alegadamente revolucionária: trans/missão, uma criação do VU estreada em 2015 e que entretanto correu o país de norte a sul, e se apresentou também em França, na Grécia e na Escócia. O espetáculo tem apresentação marcada, em Coimbra, no Teatro de Bolso do TEUC - Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, para as 16.30h do dia 18 de abril.; esta sessão também integra a programação da segunda edição do Festival Peça-Palavra. Neste caso, também temos uma apresentação em parceria com a Universidade Lusófona, no seu Centro Universitário do Porto, às 16.30h de 17 de abril.