Cultura em Expansão 2020
Cultura em Expansão 2020
No ano da sétima edição do programa Cultura em Expansão, segundo ano desta parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Visões Úteis já define contributos para os conteúdos programáticos assumindo desvios estratégicos em função da experiência do ano anterior.
Para 2020, propõe então uma DES-concentração da programação em Campanhã no sentido de representar uma expansão dentro do próprio território desta freguesia e para lá do seu polo (Auditório da Junta de Freguesia), procurando uma forma mais abrangente de dialogar com as suas dimensões, paisagens urbanas e humanas, mantendo a proximidade e ativando estruturas de mediação no terreno. Agindo e reagindo.
Esta edição 2020 do Cultura em Expansão apresenta outra evolução que consideramos particularmente importante. Trata-se da auscultação que foi feita aos parceiros que fazem a mediação direta nos territórios de acção, com vista a construir uma programação que fosse mais ao encontro dos públicos residentes nesses territórios. Não necessariamente que lhes desse o que já conhecem, mas que fosse simultaneamente sedutora e desafiante, que abrisse caminho para o seu acesso à cultura e à construção de códigos para a sua plena fruição, que caminhasse para a formação de públicos nestes territórios e que facilitasse a criação de contextos para a sua participação enquanto criadores da sua cultura.
2020 é também o ano em que a pandemia impõe alterações à calendarização inicialmente estabelecida e imprime novas dinâmicas nos modos de criação e mediação dos espetáculos, em especial naqueles que se baseiam em relações e interações comunitárias. O programa sofre uma interrupção em março retomando em setembro com aposta em apresentações em espaços abertos, como S. Vicente de Paulo, Monte do Forte (na foto / créditos: Inês de Carvalho) e o Parque de S. Roque.