Fogo de Campo #1 - 2022/2023

Fogo de Campo #1 - 2022/2023

Fogo de Campo 1

Mais do que a produção de conhecimento, o objetivo deste projeto é a transferência do conhecimento produzido, nomeadamente em contexto académico, não só acerca do setor cultural (em particular da criação artística e ainda mais em particular das artes performativas) mas de tudo o que lhe é transversal, como o Direito Constitucional ou a Macro Economia. Em colaboração com o CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, pretende-se empoderar artistas, e outros agentes do setor, garantindo-lhes o conhecimento e domínio dos mecanismos de poder e processos de decisão em que se integra o exercício da sua cidadania e profissão; pretende-se também garantir um sentido pleno ao conhecimento produzido nas universidades, promovendo a sua aplicação aos contextos sociais, económicos e políticos que aborda.

A primeira edição desta atividade, desenvolvida no ano letivo de 2022/2023 em parceria com a Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, arrancou a 3 de outubro de 2022. João Nunes Monteiro foi o mediador desta primeira sessão, que partiu de dois textos de Carlos Costa: “Aceita que eu lhe pague com um aplauso?” e “Não faz mal as pessoas esquecerem-se de mim?”.

A sessão #2 teve lugar no dia 13 de março de 2023, e contou com Victor Hugo Pontes  como mediador, partindo do livro de Maria Sequeira Mendes, Marta Cordeiro e Marisa F. Falcón, "O Desensino da Arte - Projecto de uma Escola Ideal".

E finamente, no dia 2 de maio, Rogério Nuno Costa - o mediador da sessão #3 - apresentou "Multiversity", uma conferência-performance sobre o ensino superior e sobre a (multi)universidade do futuro.

O Fogo de Campo segue já em 2024!