Criações
Teoria 5S
"É simples: Se isto fosse explodir tudo e tivesses um minuto para agarrar qualquer coisa para salvar, o que é que salvavas?"
A conservação das memórias através de um arquivo morto (ou de objetos do passado) é algo que nos prende a um tempo onde já não podemos existir nem atuar. Não será, assim, o ato da destruição desse arquivo uma libertação necessária para podermos pertencer verdadeiramente ao presente e nos projetarmos no futuro, para nos podermos mover, seguir caminho? Por outro lado, sem esse espólio seremos nós ainda alguma coisa? Não será a única forma de identificação de uma pessoa a materialização daquilo que fez e experienciou no passado?
“Teoria 5S”, coprodução entre o Visões Úteis e o Teatro Municipal do Porto, foi a primeira de duas criações originais – a que se seguiu “Velocidade de Escape”, coprodução com o Teatro Nacional S. João em março de 2018 – dedicadas a esse confronto com o nosso lastro físico, e à eventual (ilusória?) libertação que a sua destruição ou redução minimalista nos poderá trazer.
O espetáculo, quereflete com humor sobre uma certa ansiedade reducionista (ou mesmo minimalista) dos nossos tempos, inspira-se no confronto com o arquivo que o Visões Úteis criou ao longo de mais de duas décadas, e é marcado pelo reencontro com dois atores que ocupam um lugar muito especial nesse arquivo – e na própria história do teatro do Porto -, Jorge Paupério e Óscar Branco.
Em “Teoria 5S”, um grupo de pessoas mergulha no seu arquivo comum, forçando-o aos ensinamentos e regras trazidos por uma especialista em metodologias de arrumação, organização e eficácia. Um caminho de redução material que tenta criar espaço para um futuro mais promissor, mas que vai afinal mostrar-se cheio de paradoxos, expondo fragilidades individuais e fraturas dentro do próprio grupo. Se calhar alguns de nós não cabem no futuro…?
Duração: 75 minutosMaiores de 12 anos
Direção e TextoAna Vitorino, Carlos Costa, João Martins Cenografia e Figurinos Inês de Carvalho Desenho de Luz Pedro Correia Banda sonora original e SonoplastiaJoão MartinsVídeo Nuno BarbosaCocriação Ana Azevedo, Jorge Paupério,Óscar BrancoInterpretação Ana Azevedo, Ana Vitorino, Carlos Costa, Jorge Paupério,Óscar Branco Produção Executiva Teresa Camarinha Coordenação de Montagem:Zé Diogo CunhaApoio Adão Oculista,Anjos Urbanos
Estatísticas"Teoria 5S" estreou a24 e 25 de novembro de 2017 no Rivoli - Auditório Isabel Alves Costa, numa coprodução com oTeatro Municipal do Porto. Em março de 2018 apresentou-se no Mosteiro de Aroucano âmbito dasJornadas Técnicas «Novos Modelos de Gestão do Património» promovidas pelaDireção Regional de Cultura do Norte. Em maio o espetáculo apresentou-se ainda nasinstalações da LIPOR (Baguim do Monte) com duas sessões exclusivas para funcionários, emPonte de Lima (Teatro Diogo Bernardes)em conjunto com "Velocidade de Escape", e emCoimbra (Teatro Académico Gil Vicente).
Continua disponível para itinerância.