Criações
O Vento
"O tempo muda, foge. Morre e volta a ser. Aperto as mãos, respiro devagar. Esqueço tudo, volto a lembrar. O resto... não pára de acontecer."
"O Vento" émais do que um espectáculo, é um evento-espectáculo dirigido aos mais novos e aos adultos que os acompanham, que não se limitam a ver... são convidados a fazer!
Sinopse
Cada apresentação de "O Vento" é antecedida por uma oficina criativa dirigida pelos próprios intérpretes que preparam os participantes para intervir directamente no espectáculo com acções performativas de expressão sonora, dramática, plástica e de movimento. Os participantes são ainda chamados a tomar decisões que definem uma direcção e um desfecho para a história.
O público dá assim corpo ao vento que impiedosamente molda o cenário físico e emocional de duas personagens que, aos poucos, vão perdendo todas as suas referências... até deixarem mesmo de saber quem são!
"O Vento" é umespectáculo dirigido por uma colaboradora do Visões Úteis, a cenógrafa e figurinista Inês de Carvalho, e nasceu da sua anterior experiência com o projecto “As histórias de Amélia (criações sobre a abundância)”.
O processo de criação de "O Vento" iniciou-seem Novembro de 2010com uma viagem a Castilla-La-Mancha, em busca dos moinhos e paisagens de Quixote, e continuou com uma residência artística na freguesia da Afurada (Vila Nova de Gaia). Aqui trabalhámos com populações escolares e comunidades para recolher imagens, vídeos, histórias, músicas, enfim, as sementes do espectáculo. Os residentes da Afurada colaboraram ainda na construção do cenário de "O Vento" e puderam experimentar o espectáculo a meio do processo de criação, através de duas exeriências-piloto que realizámos em 2010.
Ficha Artística
O VENTO38ª Criação Visões Úteis
um evento-espectáculo a partir do projecto “As histórias de Amélia [criações sobre a abundância]”
direcçãoInês de Carvalho
dramaturgiaAlberta Lemos, Ana Vitorino e Carlos Costa
cenografia e figurinosInês de Carvalho
desenho de luz e de imagemJosé Carlos Coelho
banda sonora original e sonoplastiaJoão Martins
projecto fotográficoPaulo Pimenta
interpretaçãoAna Vitorino, Carlos Costa e ainda Alberta Lemos (off)
construção de escadotesJosué Maia
construção da mantaVisões Úteis e Residentes da Afurada
grafismoentropiadesign a partir de ilustração de Manufactura Independente
coordenação técnica e operaçãoLuís Ribeiro
produção executiva e direcção de cenaJoana Neto
assistência de produçãoHelena Madeira
classificação etáriaM4
duração aproximada90 minutos (Oficina + Espectáculo)
Estatísticas
O Vento fez a sua temporada de estreia entre 22 e 30 de Janeiro de 2011, na sala de ensaios do Teatro de Ferro (Gaia), com sessões para o público escolar e para o público geral. Em Agosto de 2011 apresentou-se em Ciudad Rodrigo (Espanha) na 14ª Feria de Teatro de Castilla y León. Em 2012 fez já uma temporada para escolas do ensino básico no Balleteatro Auditório (Porto) e apresentou-se no Teatro Municipal da Guarda. Continua disponível para itinerância.