Criações

O Grande Museu da Consciência de Elon Musk, uma Peça para Realidade Mista

2022

"O Grande Museu da Consciência de Elon Musk, uma Peça para Realidade Mista" não é apenas a nossa nova criação para o primeiro semestre de 2022, é também a primeira aventura do Visões Úteis pelo universo da Realidade Virtual!

Coproduzido pelo Teatro Académico de Gil Vicente e em parceria com o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra, o espetáculo - que é uma criação original de Carlos Costa, Jorge Palinhos e Miguel Mira - divide-se entre as realidades física e virtual, questionando a relação de cada indivíduo com a sua espécie e com o seu planeta.

Quando Elon Musk - fundador da Tesla e da SpaceX - entra em estado de coma, a preservação da sua consciência torna-se urgente, de modo a que esta possa ser visitada num museu a inaugurar na órbita da Terra. Um grupo de pessoas - os espectadores - é então selecionado para um mergulho experimental na mente do milionário.

"O Grande Museu da Consciência de Elon Musk, uma Peça para Realidade Mista" tem estreia marcada em Coimbra para maio deste ano, na sala da Cena Lusófona, no âmbito da Mostra de Teatro Universitário.

Sessões:
16 a 19 maio — 14h30 / 17h30
20 maio — 16h00 / 19h00

dramaturgia Carlos Costa, Jorge Palinhos, Miguel Mira direção Carlos Costa cenografia, adereços, figurinos Maria Manada desenho de luz Pedro Correia banda sonora original e sonoplastia (ao vivo e realidade virtual), captação e pós-produção de som (realidade virtual) João Martins captação de imagem, pós-produção, realização (realidade virtual) Miguel Mira caraterização (realidade virtual) Clara Gondin design gráfico Sara Allen assistência de direção Madalena Fonseca interpretação (ao vivo) Cristina Valente, Joana Ferrajão interpretação (realidade virtual) Ricardo Correia e Carlos Costa, Carlota Castro, José Gonçalves, Marta Bajouco figuração (realidade virtual) Ana Luiza Oliveira, Andreia Fernandes, Beatriz Lopes, Diana Areias, Guilherme Correia, Jéssica Monteiro, João Conceição, Jorge Palinhos, Rafaela Marques, Vitória Lacerda figuração (ao vivo) Ana Damião, Andreia Fernandes, Beatriz Lopes, Carlota Castro, Marta Bajouco, Victoria Lacerda assessoria artística e de comunicação Carlota Castro coordenação de produção Alice Prata produção executiva Pedro Monteiro assessoria de imprensa Joana de Belém produção Visões Úteis (2022) em coprodução com TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente e em parceria com LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra agradecimentos Chiara Ciuccè, MIRA Artes Performativas

Classificação etária: M/12
Duração aproximada: 1h15

Informamos que, infelizmente, o local onde ocorrerão as récitas é de difícil acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Não estava nos nossos planos que assim fosse, mas o espaço onde pretendíamos apresentar fechou entretanto. Lamentamos imenso.
Alertamos, do mesmo modo, que este espetáculo não é recomendado a pessoas com distúrbios vestibulares, devido, precisamente, à utilização de equipamentos de Realidade Virtual.