Criações
Muna
“Meu filho, porque estás tu a tremer? Pai, o Rei dos Elfos, não o estás a ver?
O Rei dos Elfos de cauda e coroa? Meu filho, é só o nevoeiro que voa.”
“Muna” é um projecto que parte de uma mesma concepção dramatúrgica, plástica e sonora para dar origem a dois espectáculos: um apresentado de dia— “Muna” para a infância— e outro apresentado de noite— “Muna” para adultos. Inspirando-nos no poema “O Rei dos Elfos” de Goethe e no universo do ilustrador Júlio Vanzeler, exploramos o território entre o sonho e o acordar, onde a realidade e a ficção se unem e onde habitam todas as coisas sem nome que nos causam simultaneamente fascínio e medo. O espectáculo foi produzido em colaboração com os Teatros Nacionais São João e Dona Maria II.
“Muna” estreou a 18 Junho (versão para a infância) e a 20 Junho (versão para adultos) de 2008 no Teatro Carlos Alberto no Porto.
Sinopse
Versão para a infância
Num quarto uma criança está deitada na cama. Está doente e os pais vigiam-na. No seu sono de febre a criança mergulha num território estranho e desconhecido, onde se imagina um super-herói. Os objectos e vozes do quarto confundem-se com as personagens excêntricas desse mundo sonhado. O nosso herói vive uma aventura inesperada com um pé na realidade e outro na fantasia. Enquanto luta com o Rei dos Elfos para salvar a lua roubada, toma o xarope que a mãe lhe dá.
Versão para adultos
Num quarto um pai que perdeu um filho está deitado na cama. No seu delírio de dor mergulha num território estranho e desconhecido de onde não consegue fugir. As memórias e os remorsos confundem-se com as personagens bizarras desse mundo que inexplicavelmente o interpela. Numa batalha perdida à partida, o pai tenta dominar a sua esmagadora impotência. Num mundo que foge a qualquer lógica, tenta encontrar o caminho de volta à realidade.
Estatísticas
Estreou a 18 Junho (versão para a infância) e a 20 Junho (versão para adultos) de 2008 no Teatro Carlos Alberto no Porto, e em Outubro seguinte esteve em cena no Teatro Nacional Dona Maria II em Lisboa. Em Dezembro de 2008 foi ainda apresentado no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (versão para a infância) e em Outubro de 2009 ambas as versões estiveram em reposição no Teatro Helena Sá e Costa (Porto). Muna fez já um total de cerca de 50 apresentações. Continua disponível para itinerância.
Ficha Artística
dramaturgia e direcção Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins
cenografia e adereços João Calvário
figurinos Ana Luena
a partir de ilustrações originais de Júlio Vanzeler
banda sonora original e sonoplastia João Martins
desenho de luz José Carlos Coelho
caracterização Anita Novais
interpretação Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins, João Martins, Pedro Carreira, Rui Queirós de Matos e Raquel Carreira (voz-off)
assistência de cenografia e adereços Rui Azevedo
execução de adereços adicionais Suzete Rebelo
execução de guarda-roupa Ana Maria Fernandes, Glória Costa
pintura de figurinos Catarina Felgueiras
execução de cenografia Américo Castanheira/Tudo Faço
coordenação de montagem e assistência de iluminação Luís Ribeiro
assistência de produção Helena Madeira
produção executiva Marina Freitas