Criações
Mal Vistos
“Um homem tosse. Tosse uma tosse seca, de mil anos de tabaco nos pulmões.”
A tensão criada pelo espaço claustrofóbico dos escritórios de uma empresa, tendo como pano de fundo os processos de globalização e deslocalização do trabalho.
Com este espectáculo Gemma Rodriguez foi pela primeira vez apresentada ao público português.
Mal Vistos recebeu o “Prémio Maria Teresa Léon 2002”.
Estreou em Maio de 2006 no FITEI/Porto.
Sinopse
Em redor das instalações da sucursal de uma multinacional alemã, uma multidão avoluma-se e protesta contra os despedimentos massivos, o inevitável encerramento, a previsível deslocalização.
Lá dentro vive-se mais um dia sem trabalho. Num clima de crescente tensão e desconfiança, mimam-se os procedimentos necessários à manutenção das aparências. Quatro homens, quadros superiores da empresa, evitam a tudo o custo admitir abertamente o fracasso e a sua impotência face à situação. Agarrando-se à ideia da sua superioridade hierárquica, debatendo-se com a frustração, o sentimento de culpa e a incerteza do seu futuro, tentam esconder uma verdade gritante: estão ultrapassados e são dispensáveis.
Estatísticas
Estreou a 31 de Maio de 2006 no Teatro Carlos Alberto no Porto, integrado no XXIX FITEI. Foi ainda apresentado em Aveiro e Coimbra, tendo sido reposto no Porto em Novembro de 2007 no Teatro Helena Sá e Costa, num total de 15 apresentações.
Ficha Artística
traduçãoAna Vitorino, Carlos Costa e Catarina Martins, a partir do original castelhano de 2003 e do original catalão na versão de 2006
direcção Ana Vitorino e Carlos Costa
cenografia, adereços e figurinos Ana Luena
desenho de luz José Carlos Coelho
banda sonora original e sonoplastia: João Martins
interpretação Ana Vitorino, Carlos Costa, Miguel Rosas, Nuno Simões, Pedro Carreira e Valdemar Santos
design gráfico Vitor Azevedo
coordenação de montagem Luís Ribeiro
assistente de cenografia Júlio Alves
produção executiva Marina Freitas
produção Visões Úteis