Equipa

Carlota Castro

Artistas convidados

(Porto, 1998)

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – ciclo de estudos pelo qual recebeu uma bolsa de mérito. Frequentou a licenciatura em Teatro, variante de Interpretação, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

Enquanto dramaturga, colaborou com a Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, com a Varazim Teatro e com a Cem Palcos. A primeira encomendou-lhe a escrita do texto da sua produção, "Terror e Miséria na Queda da Democracia", uma criação de teatro épico assente em metodologias colaborativas. A segunda, no âmbito do URGE Glookall Fest, proporcionou-lhe a redação de "Quem tem medo das mulheres sem medo?", uma peça-assembleia para ser apresentada em espaço público. A terceira permitiu-lhe, no contexto do projeto NOVe, a composição de "ÁGAPE-APÓFASI", um espetáculo-banquete para nove espectadores. Co-criou e interpretou a performance "Este Corpo Ainda", produzida pelo Teatro Universitário do Porto.

Tem particular interesse pelo teatro político, que tem vindo a desenvolver académica e artisticamente. Participou no Laboratório de Escrita para Teatro: Dramaturgias Políticas Contemporâneas, ministrado por Ricardo Correia, que concluiu com a entrega de "Mar.ias", uma peça curta de teatro documental recentemente publicada em livro. Frequentou também a Oficina de Escrita para Cena: Manual de Autodefesa para Dramaturgos Vivos, orientada por Jorge Louraço Figueira, finalizada com “Pietá”, fragmentos de um texto para três atores humanos e um bando de periquitos.

Trabalhou, ainda, como diseuse e formadora em leitora de poesia e de prosa para diversas entidades (Festival SET, Livraria Exclamação, Porto Editora, Rádio ESMAE, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Municipal do Porto e União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde). Coordenou o Laboratório de Leitura Poética do Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga – do qual foi criadora –, idealizando e encenando apresentações mensais dedicadas à arte de dizer.

Integra a estrutura do Visões Úteis desde janeiro de 2022 a julho de 2023, enquanto assistente da direção artística e responsável pela primeira edição dos projetos de investigação e transferência de conhecimento, respetivamente REENACT NOW e Fogo de Campo; durante o mesmo período assumiu também comunicação do Visões Úteis.