Equipa

Carlota Castro

Assessoria Artística e de Comunicação

(Porto, 1998)

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – ciclo de estudos pelo qual recebeu uma bolsa de mérito. Frequentou a licenciatura em Teatro, variante de Interpretação, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

Profissionalmente, trabalha como diseuse e formadora em leitora de poesia e de prosa para diversas entidades (Festival SET, Livraria Exclamação, Porto Editora, Rádio ESMAE, Teatro Municipal do Porto e União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde). Coordena o Laboratório de Leitura Poética do Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga – do qual foi criadora –, idealizando e encenando apresentações mensais dedicadas à arte de dizer.

Enquanto dramaturga, colaborou com a Companhia de Teatro Os Quatro Ventos e com a Varazim Teatro. A primeira encomendou-lhe a escrita do texto da sua mais recente produção, "Terror e Miséria na Queda da Democracia", uma criação de teatro épico assente em metodologias colaborativas. A segunda, no âmbito do URGE Glookall Fest, proporcionou-lhe a redação de "Quem tem medo das mulheres sem medo?", uma peça-assembleia para ser apresentada em espaço público.

Tem particular interesse pelo teatro político, que tem vindo a desenvolver académica e artisticamente. Participou no Laboratório de Escrita para Teatro: Dramaturgias Políticas Contemporâneas, ministrado por Ricardo Correia, que concluiu com a entrega de "Mar.ias", uma peça curta de teatro documental recentemente publicada em livro. De momento, frequenta a Oficina de Escrita para Cena: Manual de Autodefesa para Dramaturgos Vivos, orientada por Jorge Louraço Figueira. 

É ativista política e militante organizada na luta por diversas causas.