Notícias

Cluny - A Língua das Pedras

a9ccd7cd1c4267a50c67ac0bd7180172.jpg

De 7 a 12 de Setembro o Visões Úteis apresenta em Cluny (França)uma instalação multimédia que integra o evento “Toute l'Europe à Cluny”, encerramento oficial das comemorações dos 1100 de Cluny.

Espalhada pelos 6 pisos da medieval Tour des Fromages, a instalação “A Língua das Pedras” compreende vídeo, som, intervenções plásticas e um interface digital. Tudo inspirado no material recolhido pela equipa do Visões Úteis durante duas viagens nos passados meses de Fevereiro e Março a quase 20 sítios cluniacenses de França, Alemanha, Itália e Suíça.

Com "A Língua das Pedras" procuramos desenvolver algo como uma cartografia espiritual da herança de Cluny na Europa contemporânea e devolver à cidade de Cluny os vestígios de um legado imaterial que há 1100 anos se dispersou por todo o continente. Realçamos a abordagem transdisciplinar e multimedial da comunicação que a Ordem desenvolveu e o modo como o próprio projecto da construção europeia encontra no projecto de Cluny um espelho fiel.

Este trabalho servirá ainda de inspiração ao projecto “Viagens com Alma” que o Visões Úteis irá desenvolver em Portugal, a convite da Diocese do Porto, a partir de Outubro próximo e até ao finalde 2011.

A Língua das Pedras

37ª criação Visões Úteis

Uma co-produção Visões Úteis / Cluny 2010 : Ville de Cluny et Fédération des sites Clunisiens

Direcção – Ana Vitorino e Carlos Costa

Instalação Digital – entropiadesign/ João Martins com Ilustração e Animações de João Tiago Fernandes, Interpretação de Diogo Dória, Fotografias de Paulo Pimenta, Montagem Vídeo de Alexandre Araújo

Instalação e Intervenções Plásticas –Inês de Carvalho com Apoio à Construção de Daniel Teixeira

Instalação Vídeo – Michele Putortì com Interpretação de Ana Vitorino e Carlos Costa

Banda Sonora e Sonoplastia – João Martins

Tradução – Maria Antónia Reis

Coordenação Técnica – Luis Ribeiro

Assistência Técnica - Romaric Bute (Cluny 2010 / Association Paille à son)

Produção Executiva – Joana Neto / Mélanie Garziglia (Cluny 2010)

Assistência de Produção – Helena Madeira

Design Gráfico – entropiadesign a partir de imagem de Ricardo Lafuente

Produção - Visões Úteis / Cluny 2010

Apoios: Office de Tourisme de Cluny, Amis de Cluny