Notícias

CHIMERAS’ FEST as quimeras fizeram a festa em Londres!

Quimeras

As nossas Quimeras voaram até Londres e provocaram um excêntrico arraial de formas, texturas, brilhos, cores e deixaram memórias na sala de workshop do 13º piso do magnífico edifício da London College of Fashion da UAL (University of the Arts London).
No âmbito da Conferência e Exposição Internacional Critical Costume 2026: Costume interfaces and interdisciplinary entanglements, que aí teve lugar de 9 a 11 de setembro, Inês de Carvalho e Ana Vitorino conceberam e conduziram o workshop “Chimera’s Fest” a partir dos materiais de arquivo da exposição performativa Arraial de Quimeras, com o intuito de expandir, transformar, resignificar junto de um grupo de participantes de diversas nacionalidades e múltiplas experiências de prática artística.
O resultado foi surpreendente. Mas não esperávamos menos. As Quimeras prestam-se ao desafio da mudança, à (re)vivência a partir de si. Com este grupo e a muitas mãos, as Quimeras misturaram-se, experimentaram ser “avessas”, ser trans-versas, hibridizaram-se de modos que só o workshop como lugar de laboratório e experimentação livre permite.
O arquivo voltou a “ser vivo”. Novas memórias foram criadas, novas possibilidades inventadas, e novas ligações foram potenciadas pelo jogo do acaso, criativo e colaborativo, cuja memória fica “espalhada” em latência nas futuras práticas e mudivivências internacionais dos elementos participantes.
Novas Quimeras nasceram em corpos de todo o mundo, no nosso workshop “Chimera’s Fest” na Critical Costume 2026!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O workshop Chimera’s Fest (Arraial de Quimeras) é uma internacionalização que conta com apoio do programa Shuttle da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A..