Criações

RAIA

2021

Como nova criação do primeiro semestre de 2021 levámos a cabo o projeto “RAIA”, dirigido por Ana Vitorino em cocriação com Inês de Carvalho, e que nos levou a territórios raianos a Norte para pesquisar e refletir sobre a fronteira enquanto, simultaneamente, linha divisória e espessura habitada. Aí testemunhámos a forma como as fronteiras geopolíticas podem perder significado diante da proximidade, da convivência e da cultura partilhada entre comunidades portuguesas e espanholas vizinhas, e também como a pandemia de Covid-19 impactou essa realidade como nunca antes.

Percorremos as aldeias de ambos os lados que em tempos pertenceram ao Couto Misto - território autónomo e de leis próprias, que durante dez séculos se manteve à margem do conceito de "nacionalidade" -, recolhemos material sobre o património invisível partilhado pelos dois lados da Raia, e promovemos encontros com comunidades portuguesas e espanholas vizinhas.

Este trabalho foi ainda a base para a nossa participação no evento português do projeto europeu “Moving Borders / ARK”, de que o Teatro Municipal do Porto foi o parceiro nacional, Para a "Escola dos Confins e de Nenhures" concebida neste evento, construímos um "Mapa de Interrupções de Campanhã" e, a 2 de julho de 2021 no Teatro Rivoli, partilhámos as nossas experiências de fronteira e vizinhança - na Raia e na nossa cidade - numa "aula-performance" participada.

Esta aula-performance foi agora adaptada a "conferência performativa" para uma apresentação a 24 de junho de 2022 na Conferência Internacional "Shifting Centres", promovida pela IFTR - International Federation for Theatre Research em Reiquiavique (Islândia).

"Mistos e Promíscuos em terras de ninguém", a leitura-vídeo inspirada por este projeto e com realização de Sara Allen está disponível no nosso canal Vimeo.