Visões Úteis

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home News
News

CeE - Brado

 

A primeira proposta do Cultura em Expansão 2021 para Campanhã este mês é um projeto com um especial envolvimento com comunidades da freguesia:

“Brado – Encontro de Vozes em Cigano Canto” resulta do trabalho de criação colaborativa entre a performer e criadora Margarida Mestre, a Orquestra Ciga-Nos e elementos da comunidade cigana do bairro de Contumil e do Lagarteiro.

Um espetáculo que parte do Canto Cigano e tem neste o seu foco, mas que resulta em novas composições, ao imprimir à tradição conjugações inesperadas, jogos de harmonia, novas dinâmicas e suspensões de pormenores - devolvendo à comunidade a escuta da sua própria identidade.


“Brado” fará duas apresentações, a 24 e 25 de julho (sábado e domingo), às 17h na Casa das Glicínias (Rua de Contumil, 107).

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) no local, a partir de 2 horas antes do início do espetáculo.

Aulas de Teatro 2021/2022

 

Estão já abertas as inscrições para a edição 2021/2022 das nossas Aulas de Teatro, orientadas por Ana Azevedo!

A quem se inscrever até ao próximo dia 30 de julho oferecemos um desconto de 10% em todas as mensalidades até ao final do ano letivo.

Nas aulas de teatro são explorados vários métodos e técnicas teatrais, técnicas de improvisação e comunicação, e são trabalhadas a postura, a expressão corporal, a voz e a dicção, em paralelo à exploração do texto, sua leitura e criação.

Para além dos exercícios propostos nas aulas, fará parte do processo de formação o contacto com vídeos, filmes e livros de/e sobre teatro, algumas propostas de espetáculos a que os formandos poderão assistir e o acompanhamento das criações que o Visões Úteis terá em curso.

As aulas incluem ainda uma apresentação pública durante o último trimestre do ano letivo.

Turma dos 20 aos 60 anos
Datas: 22 de setembro 2021 a 29 de junho 2022

Horário: 4ª feira das 19h às 20h30
Duração: 1h30 / semana

Local: Visões Úteis (Rua Justino Teixeira, nº 653, 4300-280 Porto)

Preço: 10,00€ / inscrição (seguro incluído) + 25,00€ / mês

Cada turma poderá ter um máximo de 10 participantes. Os participantes receberão um Certificado de Participação.

Contacte-nos através de:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Versão Beta - Publicação

 

O texto original da nossa próxima criação para palco, “Versão Beta” de Carlos Costa, acaba de ser lançado na publicação “Cartografia da Dramaturgia Portuguesa” – coleção de peças curtas coligidas por Luís Mestre / Teatro Nova Europa, e com edição da Húmus.

Para além de “Versão Beta”, a publicação inclui textos de Abel Neves, Ana Mendes, Ana Moreira, Carlos J. Pessoa, Cecília Ferreira, Cláudia Lucas Chéu, Fernando Giestas, Ivo Saraiva e Silva, Jacinto Lucas Pires, Joana Bértholo, Joana Craveiro, Jorge Palinhos, Lígia Soares, Luís Mestre, Maria Gil, Regina Guimarães & Saguenail, Ricardo Neves-Neves e Sónia Barbosa.

Esta “cartografia” é um mapeamento possível da dramaturgia portuguesa, reunindo “autoras e autores de diferentes geografias, com diversas convenções, urgências, temas, signos, manchas de texto... e um mundo vasto, intenso e apaixonante dentro de si.”

“Versão Beta” tem estreia marcada para outubro próximo em Coimbra (TAGV) e no Porto (Maus Hábitos).

Aldear no Freixo

 

O segundo encontro público do projeto “Aldear” em que participamos acontece já no dia 3 de julho (sábado) na aldeia de Santa Maria do Freixo, em Marco de Canaveses.

Depois de um trabalho desenvolvido nas últimas semanas em que, em conjunto com a Associação dos Amigos de Tongobriga e a Escola Profissional de Arqueologia, procurámos imaginar outras formas de usar os espaços da aldeia e criar novos hábitos, desafiamos agora a comunidade a imaginar a aldeia de hoje.

"Como é que se conta esta história? E como é que esta história se conta sem abafar as outras histórias? Como é que ela se constrói? Imaginemos uma história do Freixo contada por quem lá está agora. E imaginemos que quem lá está, agora, não sente obrigação nenhuma de contar a história que imaginamos. Imaginemos essa liberdade. Essa responsabilidade. O poder imaginado (e imaginário) de reconstruir a história do lugar, muda alguma coisa? Pode mudar tudo, se mudar a identidade das pessoas que o habitam."

“Imagina” é o nome desta apresentação, com direção de João Martins e desenvolvida com a colaboração da jornalista Carla Carvalho, do ilustrador João Tiago Fernandes e da arquiteta Cláudia Escaleira, e que pode ser acompanhada a partir das 16h, no Largo da Igreja.

ARK Raia

 

Chegados ao final das viagens no território do projeto "Raia", a exploração que fazemos/fizemos da vivência na fronteira cruza-se logo no início do mês de julho com a nossa participação no ARK PORTO Escola dos Confins e de Nenhures - iniciativa com curadoria de Inês Moreira e Joclécio Azevedo e produção do Teatro Municipal do Porto, no âmbito do projeto europeu Moving Borders.

Depois de termos desenhado um mapa de "Interrupções" na freguesia de Campanhã, no dia 2 de julho (sexta), dinamizaremos a segunda sessão pública da Escola, confrontando as duas experiências (na cidade e na Raia) e questionando a ideia de "interrupção" e conceitos como os de "fronteira", "vizinhança", "invisibilidade".

Será na Biblioteca Popular de Pedro Ivo (Praça do Marquês), entre as 14h30 e as 17h30 - a entrada é gratuita mediante inscrição prévia!

Informação sobre todas as sessões e inscrições

Thursday, 24 June 2021 18:38

Aulas de Teatro 2020/2021 - Exercício Final

Written by Visões Úteis

 

Foi mais um ano desafiante para os alunos das nossas Aulas de Teatro, com nova suspensão do contacto presencial ao longo do primeiro trimestre, e novo desafio de colaboração à distância.

Mas, ao contrário de 2020, o reencontro após o confinamento ainda foi possível, e o Exercício Final da nossa turma de Adultos pode agora ser partilhado com o público geral!

“A noite do fim da estreia”, exercício dirigido pela formadora Ana Azevedo, apresenta-se no dia 30 de junho às 19h30 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala; para reservas contacte-nos através do endereço: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Formação e Direção: Ana Azevedo Interpretação e textos originais: Ana Leite, Catarina Dias, Cátia Vilaça, Filipa Castro, Helena Lobo, Jaime Lonet, Laura Zavagno, Marta Isabel Duração aproximada 40 minutos Apoio Junta de Freguesia de Campanhã

Thursday, 17 June 2021 18:21

"Raia" e "Aldear": de volta ao território

Written by Visões Úteis

"Raia" - Viagem 3

 

Esta semana voltámos ao(s) território(s) do Projeto "Aldear" e da nossa criação "Raia":

No âmbito do Aldear, levámos ao Freixo (Marco de Canaveses) a oficina de João Tiago Fernandes, que explorou com os alunos da Escola Profissional de Arqueologia o desenho como ferramenta para ver, comunicar e imaginar.

Com "Raia", regressámos à fronteira (Vilarelho da Raia e Rabal) e aos "Povos Promíscuos" (Soutelinho, Cambêdo e Lamadarcos), onde terminámos as filmagens do vídeo que temos vindo a criar, e estamos a desenvolver uma série de ações criativas e participativas com as comunidades locais.

"Para Vós"

 

No âmbito da programação do Cultura em Expansão em Campanhã, esta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, às 21h, sobe ao palco do Auditório da Associação Nun´Álvares de Campanhã, a criação “Para vós – Um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias” – espetáculo de Cláduia Andrade com a participação de um conjunto de moradoras da freguesia, numa história criada ara resgatar memórias, a partir de um manancial de perguntas:

“De que forma é que a nossa relação com o passado molda o que somos no presente? E como molda os mais velhos, aqueles que se lembram dos tempos que o tempo insiste em enterrar e das histórias que já mais ninguém conta? E essas histórias, correspondem ao que realmente aconteceu, ou apenas àquilo que é cómodo lembrar?” 

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo de 2 por pessoa), a partir de duas horas antes do começo, no local da apresentação.

Saturday, 05 June 2021 16:31

Cultura em Expansão - "Taina Fest"

Written by Visões Úteis

Cultura em Expansão - Taina Fest

 

No âmbito da programação do Cultura em Expansão em Campanhã, este domingo, dia 6, a Lovers & Lollypops traz ao Centro Cultural de Atletismo de Bonjóia o seu Taina Fest,

O evento, que já correu diferentes cidades do país e que alia o prazer gastronómico a um cardápio musical, inclui os DJ sets de Ghetthoven e A Pacheco e os concertos de Jibóia (Óscar Silva) e Paisiel (João Pais Filipe e Julius Gabriel).

A festa começa às 16h!

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo de 2 por pessoa), a partir de duas horas antes do começo, no local da apresentação.

Aldear Mesa

 

Este sábado, dia 5, enquanto decorre no Porto o primeiro encontro de “Demo Cimeira”, acontece também em Vila Cova (Penafiel) o primeiro momento público do “Aldear”, projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e em que participamos.

Este primeiro encontro terá três vertentes: um percurso artístico concebido por Ana Bento, uma criação comunitária dirigida pelos Discos de Platão e um centro cívico que o Visões Úteis dinamiza.

Com o território e a comunidade local no centro das intervenções, a equipa do Visões Úteis, com direção de João Martins e a que se juntou o fotógrafo Adriano Miranda e a jornalista Carla Carvalho, procurou identificar as oportunidades de encontro e os temas e dispositivos capazes de colocar em campo os pontos de vista locais. No ambiente paradoxal desta promoção do encontro e da partilha no actual contexto de restrições sanitárias, convidamos todos para o Parque de Lazer António Ribeiro, onde um percurso expositivo recorda caminhadas do passado e estimula as do futuro e os petiscos locais e o vinho verde local dinamizam a conversa à volta de histórias, memórias, projetos e vontades.

O próximo encontro cívico que dinamizaremos terá lugar no Freixo (Marco de Canavezes) no início de julho.

  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 47

Facebook


Visões Úteis is funded by

Secretário de Estado da CulturaDirectorate-General for the Arts (DGARTES)

Visões Úteis is a member of

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes CénicasIETM - International Network for Contemporary Performing ArtsAnna Lindh Foundation

Visões Úteis é associado

Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade da Palestina - The Freedom Theatre e ZERO - Associação Sistema Terreste Sustentável