Visões Úteis

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home News Visões Úteis
Visões Úteis

Visões Úteis

Website URL: E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

CeE - Brado

 

A primeira proposta do Cultura em Expansão 2021 para Campanhã este mês é um projeto com um especial envolvimento com comunidades da freguesia:

“Brado – Encontro de Vozes em Cigano Canto” resulta do trabalho de criação colaborativa entre a performer e criadora Margarida Mestre, a Orquestra Ciga-Nos e elementos da comunidade cigana do bairro de Contumil e do Lagarteiro.

Um espetáculo que parte do Canto Cigano e tem neste o seu foco, mas que resulta em novas composições, ao imprimir à tradição conjugações inesperadas, jogos de harmonia, novas dinâmicas e suspensões de pormenores - devolvendo à comunidade a escuta da sua própria identidade.


“Brado” fará duas apresentações, a 24 e 25 de julho (sábado e domingo), às 17h na Casa das Glicínias (Rua de Contumil, 107).

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) no local, a partir de 2 horas antes do início do espetáculo.

Aulas de Teatro 2021/2022

 

Estão já abertas as inscrições para a edição 2021/2022 das nossas Aulas de Teatro, orientadas por Ana Azevedo!

A quem se inscrever até ao próximo dia 30 de julho oferecemos um desconto de 10% em todas as mensalidades até ao final do ano letivo.

Nas aulas de teatro são explorados vários métodos e técnicas teatrais, técnicas de improvisação e comunicação, e são trabalhadas a postura, a expressão corporal, a voz e a dicção, em paralelo à exploração do texto, sua leitura e criação.

Para além dos exercícios propostos nas aulas, fará parte do processo de formação o contacto com vídeos, filmes e livros de/e sobre teatro, algumas propostas de espetáculos a que os formandos poderão assistir e o acompanhamento das criações que o Visões Úteis terá em curso.

As aulas incluem ainda uma apresentação pública durante o último trimestre do ano letivo.

Turma dos 20 aos 60 anos
Datas: 22 de setembro 2021 a 29 de junho 2022

Horário: 4ª feira das 19h às 20h30
Duração: 1h30 / semana

Local: Visões Úteis (Rua Justino Teixeira, nº 653, 4300-280 Porto)

Preço: 10,00€ / inscrição (seguro incluído) + 25,00€ / mês

Cada turma poderá ter um máximo de 10 participantes. Os participantes receberão um Certificado de Participação.

Contacte-nos através de:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Versão Beta - Publicação

 

O texto original da nossa próxima criação para palco, “Versão Beta” de Carlos Costa, acaba de ser lançado na publicação “Cartografia da Dramaturgia Portuguesa” – coleção de peças curtas coligidas por Luís Mestre / Teatro Nova Europa, e com edição da Húmus.

Para além de “Versão Beta”, a publicação inclui textos de Abel Neves, Ana Mendes, Ana Moreira, Carlos J. Pessoa, Cecília Ferreira, Cláudia Lucas Chéu, Fernando Giestas, Ivo Saraiva e Silva, Jacinto Lucas Pires, Joana Bértholo, Joana Craveiro, Jorge Palinhos, Lígia Soares, Luís Mestre, Maria Gil, Regina Guimarães & Saguenail, Ricardo Neves-Neves e Sónia Barbosa.

Esta “cartografia” é um mapeamento possível da dramaturgia portuguesa, reunindo “autoras e autores de diferentes geografias, com diversas convenções, urgências, temas, signos, manchas de texto... e um mundo vasto, intenso e apaixonante dentro de si.”

“Versão Beta” tem estreia marcada para outubro próximo em Coimbra (TAGV) e no Porto (Maus Hábitos).

Aldear no Freixo

 

O segundo encontro público do projeto “Aldear” em que participamos acontece já no dia 3 de julho (sábado) na aldeia de Santa Maria do Freixo, em Marco de Canaveses.

Depois de um trabalho desenvolvido nas últimas semanas em que, em conjunto com a Associação dos Amigos de Tongobriga e a Escola Profissional de Arqueologia, procurámos imaginar outras formas de usar os espaços da aldeia e criar novos hábitos, desafiamos agora a comunidade a imaginar a aldeia de hoje.

"Como é que se conta esta história? E como é que esta história se conta sem abafar as outras histórias? Como é que ela se constrói? Imaginemos uma história do Freixo contada por quem lá está agora. E imaginemos que quem lá está, agora, não sente obrigação nenhuma de contar a história que imaginamos. Imaginemos essa liberdade. Essa responsabilidade. O poder imaginado (e imaginário) de reconstruir a história do lugar, muda alguma coisa? Pode mudar tudo, se mudar a identidade das pessoas que o habitam."

“Imagina” é o nome desta apresentação, com direção de João Martins e desenvolvida com a colaboração da jornalista Carla Carvalho, do ilustrador João Tiago Fernandes e da arquiteta Cláudia Escaleira, e que pode ser acompanhada a partir das 16h, no Largo da Igreja.

ARK Raia

 

Chegados ao final das viagens no território do projeto "Raia", a exploração que fazemos/fizemos da vivência na fronteira cruza-se logo no início do mês de julho com a nossa participação no ARK PORTO Escola dos Confins e de Nenhures - iniciativa com curadoria de Inês Moreira e Joclécio Azevedo e produção do Teatro Municipal do Porto, no âmbito do projeto europeu Moving Borders.

Depois de termos desenhado um mapa de "Interrupções" na freguesia de Campanhã, no dia 2 de julho (sexta), dinamizaremos a segunda sessão pública da Escola, confrontando as duas experiências (na cidade e na Raia) e questionando a ideia de "interrupção" e conceitos como os de "fronteira", "vizinhança", "invisibilidade".

Será na Biblioteca Popular de Pedro Ivo (Praça do Marquês), entre as 14h30 e as 17h30 - a entrada é gratuita mediante inscrição prévia!

Informação sobre todas as sessões e inscrições

 

Foi mais um ano desafiante para os alunos das nossas Aulas de Teatro, com nova suspensão do contacto presencial ao longo do primeiro trimestre, e novo desafio de colaboração à distância.

Mas, ao contrário de 2020, o reencontro após o confinamento ainda foi possível, e o Exercício Final da nossa turma de Adultos pode agora ser partilhado com o público geral!

“A noite do fim da estreia”, exercício dirigido pela formadora Ana Azevedo, apresenta-se no dia 30 de junho às 19h30 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala; para reservas contacte-nos através do endereço: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Formação e Direção: Ana Azevedo Interpretação e textos originais: Ana Leite, Catarina Dias, Cátia Vilaça, Filipa Castro, Helena Lobo, Jaime Lonet, Laura Zavagno, Marta Isabel Duração aproximada 40 minutos Apoio Junta de Freguesia de Campanhã

"Raia" - Viagem 3

 

Esta semana voltámos ao(s) território(s) do Projeto "Aldear" e da nossa criação "Raia":

No âmbito do Aldear, levámos ao Freixo (Marco de Canaveses) a oficina de João Tiago Fernandes, que explorou com os alunos da Escola Profissional de Arqueologia o desenho como ferramenta para ver, comunicar e imaginar.

Com "Raia", regressámos à fronteira (Vilarelho da Raia e Rabal) e aos "Povos Promíscuos" (Soutelinho, Cambêdo e Lamadarcos), onde terminámos as filmagens do vídeo que temos vindo a criar, e estamos a desenvolver uma série de ações criativas e participativas com as comunidades locais.

"Para Vós"

 

No âmbito da programação do Cultura em Expansão em Campanhã, esta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, às 21h, sobe ao palco do Auditório da Associação Nun´Álvares de Campanhã, a criação “Para vós – Um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias” – espetáculo de Cláduia Andrade com a participação de um conjunto de moradoras da freguesia, numa história criada ara resgatar memórias, a partir de um manancial de perguntas:

“De que forma é que a nossa relação com o passado molda o que somos no presente? E como molda os mais velhos, aqueles que se lembram dos tempos que o tempo insiste em enterrar e das histórias que já mais ninguém conta? E essas histórias, correspondem ao que realmente aconteceu, ou apenas àquilo que é cómodo lembrar?” 

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo de 2 por pessoa), a partir de duas horas antes do começo, no local da apresentação.

Saturday, 05 June 2021 16:31

Cultura em Expansão - "Taina Fest"

Cultura em Expansão - Taina Fest

 

No âmbito da programação do Cultura em Expansão em Campanhã, este domingo, dia 6, a Lovers & Lollypops traz ao Centro Cultural de Atletismo de Bonjóia o seu Taina Fest,

O evento, que já correu diferentes cidades do país e que alia o prazer gastronómico a um cardápio musical, inclui os DJ sets de Ghetthoven e A Pacheco e os concertos de Jibóia (Óscar Silva) e Paisiel (João Pais Filipe e Julius Gabriel).

A festa começa às 16h!

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo de 2 por pessoa), a partir de duas horas antes do começo, no local da apresentação.

Aldear Mesa

 

Este sábado, dia 5, enquanto decorre no Porto o primeiro encontro de “Demo Cimeira”, acontece também em Vila Cova (Penafiel) o primeiro momento público do “Aldear”, projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e em que participamos.

Este primeiro encontro terá três vertentes: um percurso artístico concebido por Ana Bento, uma criação comunitária dirigida pelos Discos de Platão e um centro cívico que o Visões Úteis dinamiza.

Com o território e a comunidade local no centro das intervenções, a equipa do Visões Úteis, com direção de João Martins e a que se juntou o fotógrafo Adriano Miranda e a jornalista Carla Carvalho, procurou identificar as oportunidades de encontro e os temas e dispositivos capazes de colocar em campo os pontos de vista locais. No ambiente paradoxal desta promoção do encontro e da partilha no actual contexto de restrições sanitárias, convidamos todos para o Parque de Lazer António Ribeiro, onde um percurso expositivo recorda caminhadas do passado e estimula as do futuro e os petiscos locais e o vinho verde local dinamizam a conversa à volta de histórias, memórias, projetos e vontades.

O próximo encontro cívico que dinamizaremos terá lugar no Freixo (Marco de Canavezes) no início de julho.

  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  10 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 28

Facebook


Visões Úteis is funded by

Secretário de Estado da CulturaDirectorate-General for the Arts (DGARTES)

Visões Úteis is a member of

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes CénicasIETM - International Network for Contemporary Performing ArtsAnna Lindh Foundation

Visões Úteis é associado

Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade da Palestina - The Freedom Theatre e ZERO - Associação Sistema Terreste Sustentável