Visões Úteis

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Novidades
Novidades
Segunda, 22 Maio 2017 10:49

Tertúlia “O poder das artes”

Escrito por Visões Úteis


Café Chiado

 

O trabalho com coletivos de Campanhã no âmbito do projeto “Reclaim the Future” será um dos assuntos da tertúlia “O poder das artes na sociedade atual”, promovida este mês pela Chiado Editora, e onde participará a nossa cenógrafa Inês de Carvalho.

A conversa acontece no dia 25 de maio pelas 21h30 no Café Literário da editora (Avenida da Boavista 919, Porto) e reúne convidados de diversas áreas artísticas - literatura, música, pintura, teatro – que partilharão as suas experiências e a reflexão sobre como as diferentes artes podem cooperar ente si.

"Romance da Última Cruzada" / Foto: Diogo Cunha

                                                                                                                              Foto: Diogo Cunha


Em junho terão lugar duas das três apresentações de "Romance da Última Cruzada" incluídas na programação da Mostra de Teatro Documental “Outras Vozes, Outra Gente” promovida pela Cooperativa Hermes.

Depois de Mortágua (no passado mês de fevereiro), é agora a vez de Condeixa-a-Nova no dia 3 de junho (Cine-Teatro) e Arganil a 1 de julho (Auditório da Antiga Cerâmica Arganilense).

Ambos os espetáculos terão lugar às 21h30.

Revista Artez 20 anos

 

Este mês o espetáculo "Lullaby" - primeira criação dos nossos Artistas Associados Cão à Chuva (2015) - vai andar em tournée, com duas apresentações em França e outras duas de novo em território nacional!

De 10 a 13 de maio o espetáculo estará em Saint-Leu (Ilha da Reunião) e a 20 e 21 na cidade de Bordéus; já em Portugal, poderá ser visto em Oliveira de Azeméis no dia 28 e no Funchal no dia 30.

Mais pormenores no site oficial do projeto GODOT, a personagem de Rui Paixão nascida deste "Lullaby" que este mês fez capa da revista de artes cénicas espanhola Artez, no número comemorativo dos seus 20 anos.

"10 Conversas com o Futuro"

 

A partir deste mês, e até à realização do evento português de "Reclaim the Future / Exige o Futuro" em julho, lançamos uma dezena de pequenos filmes que registam o nosso processo de trabalho com as comunidades de Campanhã - com quem estamos a criar uma "Parada Desatada" - e que refletem sobre o conceito de periferia e as possíveis ligações entre diferentes periferias, nomeadamente as europeias.

“10 guiões + 10 vídeos = 10 conversas com o futuro” é o nome deste conjunto de filmes, que têm realização de Nuno SantosAlexandra Allen e Sara Allen, e que serão publicados semanalmente no canal Youtube do Visões Úteis e na "Reclaim TV", canal Vimeo do projeto “Reclaim the Future”.

Estes filmes serão mais tarde editados como curta-metragem única a ser lançada num dvd que incluirá ainda dois outros filmes sobre criações que se cruzam com “Reclaim the Future” – “#Missão 06” de Alexandre Martins, a partir do processo colaborativo de “trans/missão”, e “Cidadão Cúmplice” da TKNT, a partir da criação “Locus Logro” em Campanhã.

RTF Sessões em Campanhã

 

Já falta pouco mais de dois meses para estrearmos em Campanhã o trabalho que temos vindo a desenvolver no projeto europeu “Reclaim the Future / Exige o Futuro”!

O evento português engloba um extenso programa de atividades, que terão curadoria de Carlos Costa, entre as quais se destaca a “Parada Desatada” – um percurso performativo, celebratório e participativo, que decorrerá na tarde de 15 de julho, dirigido por Inês de Carvalho e criado em colaboração com aqueles que, de formas diferenciadas, vivem esta zona da cidade, porque aí moram, trabalham, estudam ou circulam.

A Parada será a expressão visível de um processo longo de trabalho com associações, coletivos e comunidades de Campanhã, processo já iniciado e a que nos continuaremos a dedicar nos meses de maio e junho.

“O que exiges do futuro? O que queres fazer do futuro? O que queres levar para o futuro?” – são algumas das perguntas-mote para estas sessões de trabalho, onde também se recolhem histórias, memórias e percursos de vida no território da Parada.
Domingo, 09 Abril 2017 17:33

"Reclaim the Future": Workshop na Suécia

Escrito por Visões Úteis

Alfredo Angelici / Rui Paixão

 

Enquanto em Campanhã iniciamos as sessões de trabalho com associações e coletivos locais – que connosco criarão uma “Parada Desatada” no evento português –, na Suécia esta semana tem lugar uma formação que será a base para uma das atividades centrais do nosso projeto europeu “Reclaim the Future”: “Buffone over Europe”.

Trata-se da criação de um coletivo de performers bufões, que serão treinados nesta linguagem teatral. Cada performer partilhará depois o que aprendeu neste workshop com uma equipa do seu país de origem, desenvolvendo uma atuação específica para o seu evento nacional. Uma equipa transeuropeia de performers bufões criará também uma intervenção para o evento final deste projeto em Bruxelas.

Este workshop, que decorre entre 11 e 19 de abril em Riddarhyttan, na sede do parceiro sueco Teatermaskinen, será dirigido pelo ator italiano Alfredo Angelici.

Pela equipa do Visões Úteis participará o ator Rui Paixão, membro do coletivo “Cão à Chuva”, nossos Artistas Associados, e que conta já com um importante percurso artístico como clown.

"Reclaim the Future" é cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia; o evento português é desenvolvido em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Programa “Cultura em Expansão”, e em parceria com o MIRA FÓRUM, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Campanhã.

Segunda, 03 Abril 2017 19:41

0,5% do IRS para a Cultura

Escrito por Visões Úteis



Este ano, pela primeira vez, as entidades culturais podem beneficiar da consignação de 0,5% da liquidação do IRS dos contribuintes, cuja entrega decorre entre 1 de abril e 31 de maio. Isto significa que poderá destinar 0,5% da quantia que o Estado lhe cobrar na liquidação a uma entidade cuja atividade gostaria de apoiar.

Se quiser apoiar a atividade do Visões Úteis, basta, na folha de Rosto do Modelo 3, preencher o quadro 11 e no campo 1103 colocar o nosso NIF: 503 285 315.

 



Mas não deixe de recordar que são imensas e notáveis as entidades a quem pode consignar 0,5% do seu IRS, não só outras organizações do setor cultural, mas também organizações ligadas à saúde, direitos humanos ou ambiente.

Consulte aqui a lista completa de entidades beneficiárias.

Segunda, 27 Março 2017 19:01

"Romance da Última Cruzada" em Vila Real

Escrito por Visões Úteis

"Romance da Última Cruzada" / Foto: Diogo Cunha

                                                                                                              Foto: Diogo Cunha

 

O nosso “Romance da Última Cruzada” visita esta semana o espaço de um dos seus coprodutores, o Teatro Municipal de Vila Real.

A apresentação acontece já na próxima sexta-feira, dia 31, no palco do Grande Auditório.

Local: Teatro Municipal de Vila Real
Alameda de Grasse, 5000-703 Vila Real
Hora: 21h30

Domingo, 26 Março 2017 19:50

Dia Mundial do Teatro 2017

Escrito por Visões Úteis

Dia Mundial do Teatro 2017

                                                                                        Foto: International Theatre Institute

 

Um excelente Dia Mundial do Teatro 2017!

A mensagem oficial deste ano é da autoria da atriz francesa Isabelle Huppert

"Para mim o teatro é o outro, é o diálogo, é a ausência de ódio. Não sei bem o que quer dizer "a amizade entre os povos", mas acredito na comunidade, na amizade entre espectadores e atores, na duradoura união entre todas as pessoas que o teatro junta - os que o escrevem, os que o traduzem, os que o ensinam, os que o vestem e o cenografam, os que o intepretam, os que o fazem e os que o vêem.
O teatro protege-nos, abriga-nos... acredito que o teatro nos ama... tanto como nós o amamos."

Quinta, 23 Março 2017 17:45

Dia Mundial do Teatro: Três Conversas

Escrito por Visões Úteis

Dia Mundial do Teatro

 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, participamos em três conversas públicas – no Sul, Centro e Norte do país – onde se discutirão e partilharão diferentes aspetos do nosso trabalho.

No próprio dia 27 (segunda-feira), estaremos no Montijo, onde a nossa Ana Vitorino participará em “Criar e Produzir: Modalidades de Cooperação Criativa nas Artes Cénicas”, uma jornada sobre o papel da produção nas artes cénicas, organizada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Companhia Mascarenhas-Martins.
Este encontro, que acontece no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida a partir das 14h30, reúne criadores e produtores, e conta com intervenções de Maria João Brilhante, Levi Martins, Luis Miguel Cintra, entre muitos outros. 

No dia 28 (terça-feira), às 14h30 no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), será o Carlos Costa a integrar o debate “Ensina-se a escrever teatro?”, no âmbito da programação do Festival END - Encontros de Novas Dramaturgias, com moderação de Rui Pina Coelho, e onde estarão também à conversa Armando Nascimento Rosa, Jorge Palinhos e Miguel Castro Caldas.

E, finalmente, no Porto a 1 de abril (sábado), terá lugar no Rivoli Teatro Municipal o “Encontro de Dramaturgos”, que será moderado por Carlos Costa e em que participarão Ana Mendes, Jacinto Lucas Pires, Jorge Louraço Figueira, Luís Mestre e Mickael de Oliveira – no Auditório Isabel Alves Costa às 16h.

Venha conversar connosco e boas celebrações!

Pág. 1 de 28

Facebook

Newsletter

Para receber as nossas novidades comodamente na sua caixa de correio, subscreva a nossa Newsletter.



Receber em HTML?


O Visões Úteis é uma estrutura financiada

Secretário de Estado da CulturaDireção Geral das Artes

O Visões Úteis é membro de

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes CénicasIETM - International Network for Contemporary Performing ArtsAnna Lindh Foundation