Visões Úteis

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Financiamento Visões Úteis
Tudo o que queria saber sobre o financiamento da actividade do Visões Úteis
Visões Úteis

Visões Úteis

URL do Website: E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Quarta, 30 Setembro 2020 19:11

"Validade" Ano III - Ecos Digitais

Ecos Digitais - Questionário

 

Esta semana arrancou a terceira oficina do nosso projeto "Validade", desenvolvido em coprodução com a Oficina de Guimarães e dirigido a alunos do 3º ciclo de escolas de Ronfe, Urgezes e Ponte.

Os "Ecos Digitais", formação orientada por Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente, são o terceiro momento deste projeto dedicado a diferentes dimensões da sustentabilidade, acompanhando três turmas ao longo de três anos, e propõem repensar o que pode ser o espaço e a paisagem digital.

A atual pandemia - e as suas consequências no regular funcionamento escolar - obrigou a uma reformulação desta formação, dada a impossibilidade de contacto direto com os alunos, mas veio também sublinhar a pertinência da formação, num momento em que as plataformas de comunicação online estão na berlinda. 

Assim, os "Ecos Digitais" são levados a cabo de forma síncrona mas à distância, em sessões online onde se exploram os temas escolhidos através de ferramentas de recolha e apresentação de dados que estimulam a reflexão dos alunos sobre as escolhas que diariamente fazem, o modo como se vêem a si próprios e aos outros, o modo como se apresentam e representam no mundo digital. 

Como representamos visualmente as nossas viagens digitais? Como interagimos com mundos que se apresentam em apenas numa dimensão – seja esta na forma de texto, imagem, som…? Que mecanismos de comunicação encontramos? Que formas alternativas de expressão temos à disposição? Como transpomos as regras de interação social para o meio digital?

Monte do Forte

 

A próxima sessão do projeto "Campanhã é a minha casa", no âmbito do programa Cultura em Expansão acontece já este domingo, 27 de setembro, às 21h30, no Monte do Forte em Azevedo de Campanhã.

Nesta sessão de homenagem ao antigo cinema ao ar livre que se realizava no Monte do Forte, e que terminou no início dos anos 80, exibe-se o filme "Belíssima" de Luchino Visconti.

A entrada é livre e os bilhetes podem ser levantados no local a partir das 19h30!

Sexta, 18 Setembro 2020 10:08

"Little B" em Sintra - Festival Muscarium

"Little B" em Sintra

 

É já na próxima semana que regressa aos palcos a nossa mais recente criação “Little B” - espetáculo inspirado pela biografia de Mário Moutinho e que se apresentou já em Ponte de Lima, Setúbal, Porto Coimbra.

Desta vez "Little B" apresenta-se em Sintra, integrando a programação do Festival Muscarium #6, promovido pela companhia teatromosca.

O espetáculo tem lugar na Casa de Teatro de Sintra no dia 24 (quinta)às 21h30.

Cultura em Expansão - Sopa de Pedra

 

A progrmação do Cultura em Expansão traz este fim-de-semana música a Campanhã com o concerto do coletivo vocal feminino “Sopa de Pedra”, projeto nascido no Porto e dedicado ao canto a capella de canções de raiz tradicional.

O concerto acontece este Domingo, dia 13, às 17h no Parque de São Roque!

Vozes: Benedita Vasquez, Inês Campos, Inês Melo, Maria Vasquez, Mariana Gil, Rita Costa, Rita Sá e Sara Yasmine

Duração aproximada: 60 minutos
M/6
Espetáculo com lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) no local, a partir de 2 horas antes do seu início.

Aulas de Teatro 2020/2021 - Inscrições Abertas

 

À semelhança dos anos anteriores, este setembro voltamos a abrir inscrições para as nossas Aulas de Teatro orientadas por Ana Azevedo - agora em novas instalações e observando todas as medidas necessárias para a proteção dos formandos no contexto da atual pandemia

Nas aulas de teatro são explorados vários métodos e técnicas teatrais, técnicas de improvisação e comunicação, e são trabalhadas a postura, a expressão corporal, a voz e a dicção, em paralelo à exploração do texto, sua leitura e criação.

Para além dos exercícios propostos nas aulas, fará parte do processo de formação o contacto com vídeos, filmes e livros de/e sobre teatro, algumas propostas de espetáculos a que os formandos poderão assistir e o acompanhamento das criações que o Visões Úteis terá em curso.

As aulas incluem ainda uma apresentação pública durante o último trimestre do ano letivo.

Até ao próximo dia 30 de setembro aceitamos inscrições para três escalões etários:

Turma dos 12 aos 15 anos
Datas: 10 de outubro 2020 a 30 de junho 2021
Horário: sábado das 12h às 13h30

Turma dos 16 aos 20 anos
Datas: 10 de outubro 2020 a 30 de junho 2021
Horário: sábado das 10h às 11h30

Turma dos 21 aos 60 anos
Datas: 7 de outubro 2020 a 26 de junho 2021
Horário: 4ª feira das 19h às 20h30
Duração: 1h30 / semana


Local: Visões Úteis (Rua Justino Teixeira, nº 653,
4300-280 Porto)

Preço: 10,00€ / inscrição (seguro incluído) + 25,00€ / mês

Desconto: 3% no pagamento imediato do total da anuidade / 5% na inscrição de irmãos

Cada turma poderá ter um máximo de 10 participantes. Os participantes receberão um Certificado de Participação.

contacte-nos através de: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Campanhã Casa - S. Vicente de Paulo

 

Este mês está de regresso o Programa Cultura em Expansão, de que somos parceiros, e com ele o nosso trabalho de mediação com as comunidades de Campanhã, estabelecendo pontes entre estas e as criações programadas para esta freguesia. 

A primeira atividade apresentada este mês levou-nos já em fevereiro passado ao contacto com os utentes seniores do Centro Social Paroquial da Senhora do Calvário – trata-se de "Campanhã é a minha casa", projeto de Sérgio Marques que traz cinema a diferentes espaços públicos ao ar livre, construindo paralelamente uma reflexão sobre a própria relação da freguesia com esta arte.

“Campanhã não é um território-cenário na história do Cinema Português, apesar de o Porto ser uma cidade estrela de cinema. Como seria um filme em Campanhã?”

A primeira sessão acontece já no próximo dia 6 de setembro (domingo) às 21h30 num local que nos é muito especial – o espaço do extinto bairro de S. Vicente de Paulo, junto à Praça da Corujeira, onde tiveram já lugar alguns projetos nossos, como “Exige o Futuro” e “Scroll”. Esta sessão arranca com a estreia da curta-metragem de Cláudia Varejão “O Ofício da Ilusão”, seguindo-se “Por favor rebobine” de Michel Gondry. 

O projeto terá uma segunda sessão no dia 27 deste mês, também às 21h30, no Monte do Forte.

A entrada é livre!

Segunda, 31 Agosto 2020 18:53

Nova casa e Nova criação!

"Diziam" - Estreia na Bélgica

 

 

Setembro marca a estreia da nossa nova casa em Campanhã (Rua Justino Teixeira, nº 653) e o início dos ensaios da nossa nova criação!

"Diziam que do outro lado havia um caminho que cortava o tempo da demanda em dois", coprodução com o Teatro Nacional São João e o Teatro Municipal de Vila Real, tem a sua estreia absoluta agendada para 24 de outubro na Bélgica (fazendo figas para que a pandemia não altere os planos).

Seremos os convidados internacionais da mostra Jubiläumsfest com que os AGORA Theater, companhia da Comunidade Germânica belga, celebra os seus 40 anos de trabalho.

Segunda, 03 Agosto 2020 16:23

Nova Morada Visões Úteis

Nova Morada

 

Neste ano que foi de mudanças para todos... a nossa é também uma mudança física:

Depois de 11 anos na Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues, chegou a hora de mudar de casa; e partimos para a freguesia que tem sido uma segunda casa ao longo dos últimos anos: Campanhã!

A partir de setembro podem encontrar-nos na Rua Justino Teixeira, nº 653, ali a 5 minutos da estação de metro.

Até já!

"Diziam que do outro lado..."

 

“Diziam que do Outro Lado Havia um Caminho que Cortava o Tempo da Demanda em Dois”… é o título absurdamente comprido - mas absolutamente deliberado – de um espetáculo assente num particular processo de investigação e criação.

Ao longo de todo o ano de 2019, Ana Vitorino, Carlos Costa e João Martins embarcaram em três demandas muito pessoais que os levaram (respetivamente) a um exercício de memorização e recolha dos nomes e curiosidades de todos os países do mundo, à aprendizagem do surf e ao risco do investimento numa empresa de energia ondomotriz, ao resgatar da prática do desenho e substituição do tempo de ecrã pelo tempo da observação e do registo.

O mote para a partida: conceber um espetáculo sobre confronto e superação, sobre tudo o que se ilumina quando damos tempo suficiente ao tempo, sobre os padrões que emergem quando laboriosamente repetimos os pequenos gestos de uma tarefa, acreditando que o processo revelará o sentido do resultado.

Ao longo das suas viagens – ou não fossem elas demandas –, os três artistas perderam o rasto uns dos outros, chegaram quase a esquecer que procuravam algo comum. No regresso, perceberam que o sentido do desafio tinha sido, afinal, outro: um confronto pessoal com o que os perturba no passado, com o que os desafia no presente, com o que os assusta no futuro. E a redescoberta do sentido de estar e criar juntos, que o tempo histérico do quotidiano tantas vezes parece diluir.

A partir dos despojos acumulados nas suas demandas individuais, desenharam uma criação que fala das perturbações, desafios e medos que são, afinal, de todos.


Direção e Dramaturgia: Ana Vitorino, Carlos Costa, João Martins em cocriação com Inês de Carvalho, José A. Nunes, Kaffe Matthews, Nuno Barbosa, Pedro Correia Produção Executiva Amarílis Felizes Interpretação: Ana Vitorino, Carlos Costa, João Martins, Maria Manada Coprodução: Visões Úteis, Teatro Nacional S. João, Teatro Municipal de Vila Real


Estreia Absoluta
: 24 de outubro de 2020 / AGORA Theater "Jubiläumsfest" / St. Vith (Bélgica)
Estreia Nacional: 6 de novembro 2020 / Teatro Municipal de Vila Real
Estreia no Porto: 27 de janeiro 2021 / Teatro Carlos Alberto

Projeto Urbinat

 

Há cerca de um ano que acompanhamos - enquanto parceiros da Câmara Municipal do Porto para o pólo de Campanhã do Programa Cultura em Expansão - o projeto URBiNAT, em que se desenha um corredor saudável na freguesia de Campanhã. Na prática, trata-se da requalificação e expansão dos percursos pedestres já utilizados pela população, em particular entre os bairros do Falcão, Cerco e Lagarteiro.

Acreditamos que a construção deste corredor, para além da melhoria das condições de mobilidade, poderá não só criar importantes sinergias entre parceiros diversos, mas também incentivar a requalificação dos espaços envolventes, nomeadamente através de equipamentos que promovam o acesso à cultura e devolvam, de modo pleno, a iniciativa artística à população da freguesia. Afinal, como dizia Alfred Jarry, para ter sucesso na demolição do que já não nos serve, temos também de demolir as ruínas e, porque não?, usá-las para erguer novos e bem desenhados edifícios.

Neste vídeo, q produzimos com a XS Filmes, ouvimos os sonhos de habitantes, entidades e associações que desenvolvem atividade na freguesia para este corredor.

Venha de lá então esse futuro!

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D71YEOehg0uc%26feature%3Dshare%26fbclid%3DIwAR3pKZ3l9g_TIhEmGYQPgKwre_ER6NKzE2ZSy5dh_fJyLPYXAr4KQBOOWRE&h=AT0_6S6OYwLyxuLtgTs64HrAO8xrWDAlK74B2xpG3lsScpg-_xUs9PWohMiBGBs6qu7VnFQPxhV3MALK00VMTdi2iywvXrSOEhQ8wq7Ckmk0LwUNebzvLWMDcqPKcGj5gGhMfbgNCG5pOZfERqmXg2qmDhYc-frFnfLpGCNo1y2Ga4e-wPdO_cqQEM2NcN1p6vJ4qFugc4SnxZLBoFxx4KVVPkRVJnlieiVouS93Zc9dqrlQ4ZyxYsnWX4Wbq-tJuLq2sayo6SAYK6OO9p0K-VaiCzm_69bcOWcgzLhKnjKLRcS3dWNH2NskjhBL88S0gyYqz6aHarAzOxBdiIBDXzElUhFzwr8nHl4CymXaj7J0rCPZwM2mX_nv8vEmQ9IBivHYXAyYBfVD3lTKDModT2bGa50al280GjOECqsAY_k_h2QIt3DtU-RnEqGxWT2HBGXw5aXihTqmIQ8MRyiXjuNqScqFIcBfi1tJgpFOtPj8AKQqO1mBj6DJuJDxZs4CtWb3Dlcb5ekuxJXJ6B5fP2kMMnIyLd7JBKBNOExrZwp_eznCCzzhZabxUjzwtN5Vm-g_ZyLk0UCfRRjB7GDLtGYIR11iOwgwYSpC1ynYGmm41q-ZX7dcbJvmpXy9pPavRA
Pág. 1 de 24

O Visões Úteis é uma estrutura financiada

Ministério da CulturaDireção Geral das Artes

O Visões Úteis é membro

Plateia - Associação dos Profissionais das Artes Cénicas IETM - International Network for Contemporary Performing Arts Anna Lindh Foundation

Visões Úteis é associado

Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade da Palestina - The Freedom Theatre e ZERO - Associação Sistema Terreste Sustentável