Cidade dos Diários » Apresentação

Cidade dos Diários

Uma apresentação

O espectáculo de teatro “Cidade dos Diários” é uma criação do Visões Úteis em co-produção com o Teatro Nacional São João.

Estreia a 13 de Maio de 2005.

Os espectáculos decorrem de 13 a 27 de Maio no Balleteatro Auditório (Praça 9 de Abril, Porto), de terça a sábado às 21h30 e domingos às 16h00.

Esta é uma página sobre um processo criativo que gira em torno da escrita autobiográfica.
Aqui encontra leituras, apontamentos e notas que estão na origem da criação do espectáculo de teatro “Cidade dos Diários” do Visões Úteis. Partilhamos uma parte do processo criativo e esperamos os comentários de quem nos visitar.

O site divide-se em 4 secções principais públicas, todas elas em actualização constante, num processo que procura documentar e complementar o processo criativo:

Referências
autores e conceitos que influenciam este projecto

Apontamentos
textos de Nuno Casimiro

Quotidianos
um projecto fotográfico de Paulo Pimenta

Ligações
os sítios na net de algumas referências

O site conta ainda com uma secção de acesso reservado, Bastidores, onde os diversos intervenientes da equipa do Visões Úteis, partilham ideias e documentam o processo criativo.

Colocámos também neste espaço um historial actualizado da companhia, para melhor enquadrar este projecto. São os 10 Anos VU em revista.

Sinopse

Estamos numa gare. Cruza-se o espaço a caminho de qualquer lado ou faz-se tempo num espaço de ninguém. Há um cadáver por reclamar. No balcão dos perdidos e achados amontoam-se os restos de muitos dias. O homem que apresenta o tempo anda sempre de guarda-chuva e nunca mais chove. Alguém morre e alguém mata.
Estamos a meio de um inquérito. O culpado afinal não tem culpa, mas julga que sim. Já todos esqueceram as vidas que se perderam, menos a vítima que veio de longe. O Chefe quer saber o que se passa. A Luz masca pastilhas mas não consegue deixar de fumar.
Estamos num dia. O Sol está em actividade muito intensa. Caiu o record do mundo de salto em altura. Uma desgraça antiga de primeira página acaba em homicídio. Uma mulher tem medo de ficar só.

Ficha técnica

Cidade dos Diários

27ª produção do Visões Úteis, uma co-produção com TNSJ inscrita na programação do TeCA

dramaturgia e direcção:
Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira

assistência à dramaturgia:
Nuno Casimiro

banda sonora original, sonoplastia e desenho de som:
João Martins

cenografia e figurinos:
Ana Luena

desenho de Luz:
José Carlos Coelho

vídeo:
José Carlos Coelho

infografismo:
João Martins

elenco:
Ana Azevedo, Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins e Pedro Carreira

coordenação de montagem:
Luís Ribeiro

produção executiva :
Marina Freitas

 

Última actualização: 12 Abr. 2005